IPTU em Jacareí: pagamento somente pelo código de barras

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Finanças, orienta os contribuintes sobre o IPTU–2024. O pagamento deve ser realizado somente por meio do código de barras localizado nos boletos do interior do carnê.

Este alerta é feito porque há contribuintes que estão utilizando o QR Code e chave PIX que constam na contracapa do carnê, que são voltados exclusivamente à doação para o Fundo Municipal do Meio Ambiente, direcionada à causa animal. Esta ação causará transtornos, já que o IPTU não será pago.

Anita Soares, Diretora Administração Tributária, destaca a impossibilidade, em algumas situações, de reconhecer os pagamentos que são realizados erroneamente via PIX. “Muitas vezes os contribuintes não são os correntistas e, há vezes que o PIX é realizado por terceiros, inviabilizando a identificação”.

Caso o contribuinte tenha feito o pagamento, por engano, via PIX, ele deve dirigir-se ao AtendeBem, localizado na Prefeitura, ou acessar a aba AtendeBem On Line, no site da Prefeitura, abrir um processo administrativo de Baixa de Débitos e anexar os documentos pessoais, comprovante de transferência, entre outros, para regularizar a situação.