Durante esta semana está acontecendo uma ‘intervenção artística’ no Espaço Liberdade, onde está localizada a pista de skate. O objetivo da ação é promover o envolvimento da sociedade civil com espaços culturais do município.
O Coletivo Sombrero, por meio do produtor cultural Alan de Oliveira – “Tubão”, está organizando o trabalho de “Sopa de Letras”, um aglomerado de grafites apenas com palavras, podendo ser até o próprio nome dos artistas. Para participar, é necessária uma inscrição prévia pelas redes sociais do coletivo ou da Fundação Cultural.
O Espaço Liberdade é um dos locais mais freqüentados por pessoas apaixonadas por skate e arte urbana. “Por conta da apropriação do espaço, acredito que as pessoas passem a cuidar mais do local que é de uso coletivo”, comenta Alan. O produtor ainda afirma que tem muito orgulho de poder realizar esta intervenção em um espaço de sua convivência diária.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Fabricius Stipp, é importante a parceria do poder público com a sociedade civil para a realização de projetos culturais, pois assim o munícipe tem maior sensação de pertencimento daquele local. “A cultura e a Arte Urbana tem como principal pressuposto a valorização da identidade e de pertencimento, significando a apropriação de espaços coletivos”, completa o presidente.
O projeto teve início na manhã desta quinta-feira (30) e deve terminar no próximo sábado (2), durante o evento de Battle Skate.
Skate Vert Battle– O Skate Vert Battle acontecerá neste sábado (2), no half pipe do Espaço Liberdade, que passou por reformas estruturais para o evento, que promete reunir grandes nomes do skate nacional, como Rony Gomes, líder do ranking, Cris Mateus, Marco Cruz, Duzinho Braz, Marcelo Kozake, Antônio Nê e do francês Ed Damestoy.
(Caroline Lima/FCJ – Foto: Alex Brito/PMJ)