Nesta quinta-feira (1º) a Creche Municipal Geraldina de Oliveira receberá às 16h o projeto da Secretaria Municipal de Educação chamado “Parque Sonoro”. Com esta iniciativa, todas as crianças das 25 creches municipais e conveniadas ficarão em contato com a cultura musical por meio desta nova proposta, que contou com a ajuda dos pais.
O objetivo da iniciativa é envolver a comunidade oportunizando vivências regionais e ampliando o repertório musical das crianças. “Música é linguagem em forma de conhecimento”, disseram os organizadores. O projeto visa oferecer aos bebês e crianças com idade entre 4 meses a 3 anos, mais um espaço para despertar a experimentação de objetos sonoros, com a criação de sons de maneira lúdica, divertida e interativa.
A intenção do Parque Sonoro é envolver pais, comunidade local, amigos e todos os funcionários das creches para juntos criarem e inventarem sonoridades diversas, com uma grande variedade de objetos sonoros construídos com diferentes materiais coletados do cotidiano e recicláveis.
O Parque Sonoro convida crianças e adultos para entrarem em contato com o universo sonoro sem, necessariamente, a formalidade e o status de “fazer” música. Brincando e interagindo, os bebês, crianças e educadores podem ter oportunidades ricas de comunicação, experimentação, descobertas e pesquisas sonoras. As creches promoverão a aprendizagem com o desenvolvimento da escuta, atenção, percepção de diferenças e semelhanças entre sons.
De acordo com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), as instituições de Ensino devem oferecer práticas pedagógicas que tenham como eixo principal as brincadeiras e as Interações, sendo assim, favorecer a criação de sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música, canções e brincadeiras. “Esta proposta apresenta uma leitura de mundo a partir dos sons, estrutura visual e tátil, estabelecendo relações mentais cada vez mais complexas, tão importantes para a aprendizagem dos nossos bebês”, afirma Maria Thereza Ferreira Cyrino, secretária de Educação.
(Marta Fernandes/PMJ- Foto: Divulgação)