Ignácio de Loyola Brandão é atração do Programa Viagem Literária na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal ‘Macedo Soares’ realiza nesta quinta-feira (26), mais uma edição do Programa ‘Viagem Literária 2023’, apresentando a “Oficina e Encontro com Escritores: Literatura Brasileira no XXI”, desta vez com a participação especial do escritor Ignácio de Loyola Brandão, em duas sessões, uma às 14h e outra às 19h.

Loyola é considerado Imortal da Academia Brasileira de Letras. Ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ficção em 2008 com o livro “O menino que vendia palavras” e tem 45 livros publicados.

A 15ª edição do programa ‘Viagem Literária 2023’ contempla 360 atividades, realizadas em 72 bibliotecas, de 71 cidades paulistas, divididas em quatro meses de duração, com um grupo de 18 companhias/contadores de histórias e 36 escritores, durante todo o evento.

Desde a sua criação em 2008, o programa já percorreu 231 municípios paulistas com mais de 3.600 ações, em parceria com as bibliotecas públicas do Estado de São Paulo. Os eventos realizados no formato presencial e on-line contemplam atividades de contações de histórias, rodas de leitura, oficinas de escrita e bate-papo com escritores.

Seu objetivo é aproximar os livros, a literatura e as bibliotecas do cidadão paulista, promovendo diálogos de qualidade a fim de despertar práticas e comportamentos leitores, bem como valorizar e dinamizar as bibliotecas públicas para desenvolverem programação cultural repleta de conteúdo de qualidade para a sociedade local.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

“Mais uma vez a Biblioteca Municipal ‘Macedo Soares’ da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí é contemplada pelo programa, oportunizando de forma lúdica e criativa espaço de cultura, aprendizagem, atividades de promoção e incentivo à leitura, atividades de escrita, palestras, além dos livros para pequenos, jovens e vorazes leitores”, destaca a secretária municipal de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino.

A Biblioteca Municipal Macedo Soares fica na Av. Nove de Julho, nº 215, Jacareí, ao lado do Parque dos Eucaliptos).

Legenda: Ultima Viagem Literária, em agosto deste ano, na Biblioteca Municipal Macedo Soares