Nesta segunda-feira (19), a Guarda Municipal de Jacareí realizou a aula inaugural da primeira etapa de formação dos 30 novos servidores efetivos da corporação, que foram nomeados no mês passado para suprir o déficit de funcionários.
O primeiro módulo de formação, que terá duração de 40 dias, tem grade curricular focada nos princípios legais de atuação da guarda, abrangendo fundamentos jurídicos básicos na área administrativa, de cidadania e constitucionalidade.
A aula inaugural, realizada na Escola Agrícola de Jacareí, teve abertura do secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, e foi ministrada pelo professor de direito universitário, e também prefeito de Jacareí, Izaias Santana, que discursou conceitos base sobre segurança pública e o papel que a polícia administrativa exerce na cidade.
De acordo com o prefeito de Jacareí, “o foco da administração na Guarda Municipal parte do conjunto de três iniciativas importantes: ampliação do efetivo da guarda; construção de maior articulação com polícia civil e militar; além de preparar e estruturar a corporação para o novo estatuto nacional das Guardas Municipais. Por isso, formação dos novos integrantes será a ênfase da gestão”.
“Queremos que os nossos futuros Guardas Municipais estejam plenamente familiarizados com as normas vigentes, para serem, em primeiro lugar, um elemento agregador de pacificação social, sem prejuízo à plena habilitação e capacitação técnica para oferecer os melhores serviços ao cidadão jacareiense”, ressalta o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues.
Nomeação – No mês de maio, para suprir o déficit de funcionários, a Prefeitura nomeou 72 novos servidores para compor o quadro de efetivos da administração, entre as áreas abrangidas estão funcionários da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, como é o caso dos 30 novos Guardas Civis, além das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Planejamento, Infraestrutura e Administração e Recursos Humanos.
(Guilherme Mendicelli/PMJ Foto: Cristina Reis/PMJ)