Iniciativa promove desburocratização, eficiência e sustentabilidade na gestão municipal de Jacareí

Com foco na inovação e melhor atendimento ao cidadão, a Prefeitura de Jacareí implementa a digitalização em diversos setores, gerando economia e agilidade nos serviços. A gestão tem avançado significativamente na transformação digital de seus processos internos e de atendimento ao público. Atualmente, 80% dos procedimentos já são realizados de forma eletrônica, um marco que reflete o comprometimento da administração com a desburocratização, a inovação, a eficiência e a sustentabilidade.
A Diretoria de Tecnologia da Informação é um exemplo de sucesso dessa mudança, alcançando 100% de seus processos de forma digital. Outras áreas também demonstram avanços expressivos, como a Diretoria de Recursos Humanos, com cerca de 77% de suas rotinas digitalizadas, e a Diretoria de Licitações, Contratos e Convênios, que já opera com 82% de seus processos eletrônicos, eliminando o uso de papel.
O AtendeBem Cidadão, porta de entrada para diversos serviços municipais, também tem demonstrado impacto positivo com a digitalização. Atualmente, 62% dos processos abertos no setor são realizados de forma online, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura.
Menos Papel
Os resultados dessa modernização já são visíveis na redução do consumo de papel. No primeiro trimestre do ano passado, a Prefeitura utilizou 976 pacotes de folhas de papel. No mesmo período deste ano, a gestão municipal registrou uma economia de 40% no uso de folhas, demonstrando o impacto positivo da digitalização na sustentabilidade ambiental e na otimização dos recursos públicos.
“A digitalização dos processos não é apenas uma questão de modernidade, mas também de responsabilidade com o meio ambiente e com o uso eficiente do dinheiro público. Estamos investindo em inovação para oferecer serviços de melhor qualidade para a população de Jacareí”, explica Giliani Rossi, secretária de Administração e Recursos Humanos de Jacareí.