Na manhã desta sexta-feira (18), a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí e a Polícia Civil realizaram uma operação em comércios de sucatas na região do Campo Grande. Dois locais foram autuados por falta de licença de funcionamento e por apresentarem riscos à saúde pública.
Em um dos estabelecimentos, localizado no Jardim Liberdade, os agentes de segurança e fiscais de posturas encontraram equipamentos que comprovam a existência de uma empresa clandestina. O local, que tem cerca de 600 metros quadrados, também apresentava recipientes com água parada, restos de alimentos degradados, entre outras irregularidades que ferem o código sanitário.
Os donos de uma residência que abriga um comércio de compra e venda de materiais recicláveis também foram autuados por estarem exercendo a atividade sem licença junto aos órgãos competentes. De acordo com a Guarda Civil Municipal, o local apresentava grande acúmulo de material inflamável, colocando em risco as pessoas que vivem ao redor. “Havia uma quantidade enorme de materiais amontoados, ultrapassando a altura de 3 metros”, comentou o guarda civil James Cesar de Moraes, que atuou na operação.
Operações Constantes
O secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, Rafael Júlio, destaca a importância da operação no sentido de coibir a comercialização de materiais ilícitos. “Ações como essas garantem a eliminação dos riscos que esses locais colocam as famílias que moram no entorno, força a necessidade do cumprimento das leis, e inibe as possibilidades de compra e venda de materiais de maneira ilegal, que podem inclusive favorecer pequenos delitos”. O secretário completa que as ações devem continuar: “Nosso objetivo é, cada vez mais, tornar essas operações rotineiras em nossa cidade”.
Legenda: Operações visam inibir comércio de compra e venda ilegal de materiais