A Fundação Cultural de Jacarehy lançará o Catálogo do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), no próximo dia 25, às 10h.
Durante o lançamento será ministrada uma palestra com Cinthia Mayumi Aizawa que discorrerá sobre todo o projeto, o financiamento viabilizado pelo ProAC Editais, o processo de pesquisa e de seleção das peças do acervo do museu e finalizará com os depoimentos dos artistas e funcionários que ajudaram a contar esta história.
Um exemplar da publicação “Catálogo MAV” será distribuído gratuitamente para cada participante.
O catálogo foi idealizado visando garantir o principal aspecto da preservação que as peças possam ter, isto é, seu registro para que sejam testemunhos históricos das memórias valeparaibanas. Além dessa função premente, servirá também para difundir o acervo do museu, para que os jacareienses, valeparaibanos e paulistas possam tomar conhecimento das peças de valor histórico e artístico que ele abriga, e para que futuramente essas peças possam protagonizar exposições, pesquisas ou mesmo apenas fruições estéticas.
O catálogo foi organizado a partir de uma seleção entre as 917 peças já catalogadas que compõem o acervo, e subdivisão destas em temas: Arqueologia, Arte Popular, Arte Sacra, Etnografia, Mobiliário e Pinacoteca.
Em conjunto com a Diretoria de Patrimônio de Jacareí foram escolhidas algumas peças que ganharam destaque, representando a tipologia a qual pertence.
O Catálogo do MAV será produzido em duas versões, impressa e online. “Dar o suporte para elaboração do catálogo é uma das várias ações que a Fundação Cultural de Jacarehy vem realizando para preservar e valorizar toda riqueza do nosso Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, além de democratizar o acesso à história e ao patrimônio de nossa cidade”, destaca Bruno Castro, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy.