A Fundação Cultural de Jacarehy promoverá atividades para as férias escolares da criançada, a partir desta sexta-feira (17) até o próximo dia 31. Todo o público infantil, de todas as idades, pode participar gratuitamente dos espaços acolhedores e lúdicos, com oficinas de circo, dança e performance, contação de histórias e cinema, adaptados de forma inclusiva.
“Convidamos a todos para uma programação especial voltada às crianças durante as férias escolares. Até o dia 31 de janeiro, o público infantil poderá aproveitar este momento de lazer para brincar com os amigos, além de desenvolverem habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Criança não aprende apenas quando está na escola”, ressalta a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, Juliane Guedes.
Confira a programação:
Dia 17/01 (sexta-feira) – 13h30 às 17h – Oficinas culturais “Ciranda das Artes”: O objetivo é promover cultura transversal, e proporcionar oficinas gratuitas de artes integradas que unem o circo, a dança e a performance, trazendo as três linguagens, com fechamento de uma apresentação cênica.
Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSevuSVwTQWuvgyA5R_jklx-2uWrW2ChcevwQOQKJLTAhCRz6w/viewform
Local: Sala Mário Lago (Rua Barão de Jacareí, 122 – Centro)
Dias 21 (terça-feira) e 23/01 (Quinta-feira) – 15h – “Contação de Histórias”: A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil.
Local: Museu de Antropologia dos Vale do Paraíba (Rua Quinze de Novembro, 143 – Centro).
De 16 a 31/01, de (segunda-feira a sexta-feira), das 9h às 16h30 – Exposições:
Brincantes e Brincares – o mundo da inocência infantil. A exposição visa trazer o mundo lúdico infantil, através de cores e som, possibilitando brincadeiras tradicionais. É o resgate da liberdade do brincar, do interagir, do imaginar. Através da exposição buscamos analisar as alterações comportamentais das crianças e dos adolescentes, através da reflexão dos problemas impostos à sociedade atual.
Tecnologia – A exposição busca, por meio do acervo do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, não só mostrar ao público as transformações ocorridas em nossa sociedade a partir do avanço tecnológico que presenciamos, principalmente, nas últimas décadas, mas também levar esse público a uma reflexão de como esses avanços passaram a influenciar de várias formas nosso modo de vida.
Cidadania e Resistência – Festejos Populares e o Acervo do MAV – A exposição trata das expressões que foram passadas por gerações e saberes ancestrais que precisamos conhecer, reconhecer e valorizar. Pensada a partir da pinacoteca do MAV e apresentando obras de diversos artistas da região do Vale do Paraíba que mostram nossos festejos e tradições.
Exposição do MAV – Objetos que contam suas histórias. Busca trazer o acervo do Museu de Antropologia através de uma miscelânea de objetos que contam suas histórias através de seu tempo.
Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
Núcleo de Arqueologia – 9h às 16h30: Jacareí no cenário das pesquisas arqueológicas no Vale do Paraíba
Local: Arquivo Público (R. Alfredo Schurig, 300 – Centro).
Cinema:
Quarta-feira (29), às 15h, Moana – Um Mar de Aventuras e Sexta-feira (31), às 19h – A Bela e a Fera
Local: Sala Mário Lago (Rua Barão de Jacareí, 122 – Centro, Jacareí).