A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando a campanha “Fique Sabendo”, de prevenção ao HIV/Aids e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). A ação faz parte da campanha nacional ‘Dezembro Vermelho’, realizada anualmente, devido ao Dia Mundial de Enfrentamento ao HIV/Aids em 1º de dezembro.
São oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, oferta de preservativos externo e interno, palestras e orientações por profissionais de saúde.
O objetivo da campanha é atrair a população para realização da testagem rápida de detecção de casos de Sífilis e HIV, bem como conscientizá-la para prevenção e cuidados com as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Onde Fazer os Testes
Durante a campanha ‘Fique Sabendo’ e também durante o ano todo, a população de Jacareí pode realizar os testes rápidos em todas as 19 Unidades de Saúde do município, das 8h às 16h. Os testes são gratuitos e também podem ser realizados na Casa do Abraço – SAE/CTA (Rua Purus, 79, Jardim Paraíba), das 7h às 16h.
Teste Rápido
O teste é realizado com a coleta de uma pequena amostra de sangue, que ao entrar em contato com um reagente, identifica a existência ou não das infecções no indivíduo. O resultado é conhecido em até 30 minutos e informado ao paciente por um profissional de saúde capacitado, com sigilo garantido.
Dados de Jacareí
Em 2023, a rede de saúde realizou 47.625 testes de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C em Jacareí, com mais de 40 casos de HIV diagnosticados. Também no ano passado, foram distribuídos mais de 500 mil preservativos no município.
Selo Prata
No mês de dezembro, Jacareí recebeu do Ministério da Saúde o Selo Prata pela eliminação da transmissão vertical do HIV. A Rede de Saúde do município consolidou seu papel como um serviço essencial de acolhimento, prevenção e cuidado para erradicação da transmissão vertical do HIV, ampliando o acesso à testagem, aconselhamento e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo o HIV, com aumento anual da testagem de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.