Neste fim de semana, durante os dias 25, 26 e 27 de março, a Fundação Cultural de Jacarehy vai promover o Especial Capoeira como forma de homenagear o saudoso Mestre Paulo dos Anjos. O evento contará com bate-papos, oficinas, rodas de capoeira e apresentações. Tudo gratuito e livre para qualquer idade.
A abertura será nesta sexta-feira (25), às 19h, na Sala Mário Lago, com um bate-papo com o Mestre Alcidez. Logo em seguida, tem Roda de Capoeira, na Praça Raul Chaves, às 20h30.
Já o sábado (26) será reservado para as oficinas culturais no Viveiro Municipal. A primeira vivência será de Fortalecimento Muscular com o Movimento da Capoeira, ministrada pelo Mestre Wilson, às 9h. Às 11h, será proporcionado aos presentes a oficina de Movimentação de Angola com o Mestre Pequeno.
No período da tarde, às 14h, será realizada Movimentação de Angola e Musicalidade ensinada pelo Mestre Topete e, para encerrar a programação, às 17h30, é a vez da Roda de Capoeira do Mestre Raimundinho.
No domingo (27), o especial dará continuidade no Parque da Cidade, a partir das 9h, com as apresentações Samba de Coco do Mestre Massao, o Frevo e Capoeira com Mestre Molejo e a Roda de Capoeira Angola e o Samba de Roda do Mestre Raimundinho.
Mestre Paulo dos Anjos
José Paulo dos Anjos, o Mestre Paulo dos Anjos, nasceu na cidade de Estância, em Sergipe, em 1936. Sua trajetória na capoeira foi de grande contribuição e relevância nacional, tornando-se um dos maiores capoeiristas brasileiros. Em suas viagens pelo país, o Mestre passou por Jacareí e foi o primeiro a dar aula de capoeira na cidade. Concluiu a formação também, de grandes mestres da região.
Dessa forma, o Dia Municipal da Capoeira, instituído por Lei (nº 63/2018) e celebrado todo 26 de março, leva o nome do mestre como forma de homenageá-lo.
Legenda: Roda de Capoeira no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV)