O mês de junho foi produtivo para voluntários do espaço Dona Santinha, que realiza trabalho em prol da Santa Casa de Jacareí. Somente com a venda de artesanato, roupas e outros itens, realizada em imóvel cedido pelo hospital, os voluntários arrecadaram R$ 5,8 mil que serão revertidos na compra de quatro cadeiras de rodas e quatro macas para o hospital.
A Santa Casa de Jacareí possui diversos imóveis em seu nome, sendo que a maioria deles foi doado por famílias afortunadas que resolveram deixar os bens de herança. Atualmente, a maioria dos imóveis é alugada para que a renda possa ser revertida para a manutenção de parte das atividades do hospital.
A ideia de oferecer um de seus imóveis, que estava vago há um ano, para que voluntários pudessem montar um espaço e gerar receitas com outras atividades surgiu para valorizar o trabalho de um grupo de artesãs que vendia seus produtos e realizava ações beneficentes autônomas em prol do hospital, arrecadando, em média, R$1,2 mil por mês. Com o passar do tempo, o movimento foi crescendo e atraindo novos voluntários.
Os voluntários aceitaram o convite da direção da Santa Casa, arrumaram o “cantinho” e iniciaram suas atividades no começo de junho. Assim nascia o espaço “Dona Santinha”, na rua Rui Barbosa, 191, centro de Jacareí.
No primeiro mês de atividades, com a venda de artesanato, brechó e outros artigos, conseguiram arrecadar quase cinco vezes mais do que arrecadavam com as atividades anteriores.
“Todo mês será assim, fecharemos o que foi arrecadado, visitaremos a Santa Casa e buscaremos aplicação para recurso de acordo com as necessidades do hospital. É um trabalho baseado na confiança e no ótimo entrosamento dos voluntários. Sozinhos não fazemos nada“, celebra Judith Bueno Pedroso, voluntária.
Sobre a utilização dessa verba, a superintendente da Santa Casa, Elisete Sgorlon foi enfática e afirmou que utilizará “essa importante contribuição que as artesãs e demais voluntários nos oferecem para adquirir produtos e equipamentos que possam trazer mais conforto aos pacientes do hospital”.
(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Britto/PMJ)