Entre os dias 26 e 30 do mês de agosto, cinco escolas municipais (EMEFs Neusa Teodoro, Verano Câmara, Santa Rosa e EMEIFs Presbítero Mábito Shoji e Ottilia Arouca) participaram do Projeto Ecoviver, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cidadania e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias.
O objetivo do projeto é apresentar aos professores municipais uma metodologia que permite realizar ações mais sustentáveis, utilizando a linguagem do teatro para sensibilizar e transformar o meio. As Mostras de Artes Cênicas resultaram do debate e estudos, durante o 1º semestre, sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com as seguintes etapas:
1) Descobrir – pesquisar e verificar quais questões relacionadas aos ODS estavam presentes na escola e que poderiam ser trabalhadas;
2) Planejar – com a questão definida, desenvolver um plano de ação a fim de solucionar ou minimizar os problemas levantados a respeito do tema em questão;
3) Agir – colocar o plano em prática e mobilizar parceiros e familiares para atuarem juntos, envolvendo todos da comunidade;
4) Nossa história – resgatar tudo que foi feito e alcançado e a partir daí, construir a peça teatral;
5) Mostras de Teatro – materialização daquilo que foi aprendido durante o Projeto e socialização dos resultados para toda comunidade.
As Mostras de Teatro nas escolas colocaram temas em evidência como a beleza e o cuidado pela natureza, a higiene como saúde e bem-estar, a vida na água e a cultura de paz – contra o Bullying. Além da apresentação das peças nas escolas, no dia 03 de outubro, às 14h, na Sala Ariano Suassuna do EducaMais Jacareí, acontecerá a Mostra da Cidade, na qual os alunos e professores apresentarão mais uma vez suas peças de teatro, para celebrar o encerramento da jornada do Projeto Ecoviver.
Neste dia os alunos também terão a oportunidade de assistir um espetáculo teatral profissional, “A menina que guardava o fim do mundo”, que narra um acontecimento que muda repentinamente a realidade de duas crianças e as leva a descobrir que a natureza é uma rede onde tudo se conecta.