No sábado (27), eleitores de Jacareí compareceram às urnas para definir os representantes da sociedade civil organizada, que vão compor o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR). Foram computados os votos ao longo das sete horas de votação, que ocorreu durante todo o dia, em seção eleitoral na Câmara Municipal de Jacareí.
Segundo informações da Comissão Eleitoral, responsável pela organização do pleito, a votação ocorreu de forma tranquila. Para votar, o eleitor apresentou, na seção eleitoral, o título eleitoral ou um documento oficial de identidade, como carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho.
A Eleição
Para garantir a confiabilidade da votação, a Prefeitura elaborou protocolos de procedimento, para evitar eventuais tentativas de fraude. No dia anterior à votação, as urnas de lona foram examinadas e lacradas em um ato público, que contou com a participação de representantes de entidades candidatas.
Durante a votação, foi utilizado um sistema de checagem dupla de eleitores, pelo qual era verificado se o eleitor estava regularmente inscrito em uma das seções eleitorais do município. A Comissão Eleitoral já deu início à contagem dos votos e o resultado será publicado em edição do Boletim Oficial do Município.
O Conselho
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial terá composição paritária, entre o Poder Público e a Sociedade Civil, e será constituído por 14 membros e seus respectivos suplentes, que serão nomeados e empossados com a formação de sete representantes do Poder Público Municipal e sete representantes da Sociedade Civil Organizada.
A eleição é para seis vagas habilitadas, distribuídas da seguinte forma: uma para o Movimento Negro, uma para a Organização Defesa das Mulheres, duas para Entidades Culturais nas Diversas Modalidades e duas para a Matriz Africana.
Legenda: A votação ocorreu na Câmara Municipal de Jacareí, no sábado (27)