
Setembro é um mês especial para a comunidade surda, porque é celebrado o Dia Nacional dos Surdos, nesta terça-feira (26). A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Educação Especial Inclusiva (EEI), vem realizando durante todo este período, intitulado “Setembro Azul”, com várias ações de conscientização, para comemorar as lutas e conquistas da população com deficiência auditiva e surdez.
Segundo o EEI, está sendo comemorado também, o reconhecimento nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Nas escolas municipais vêm sendo realizadas as seguintes atividades:
1- Formação em Hora Atividade, com as professoras intérpretes conversando com os professores, enfatizando a data e propondo ações nas salas com as crianças.
2- Oficina com as crianças, em que as professoras intérpretes realizam oficinas e painéis para a escola enfatizando o Dia do Surdo.
3- Painéis enfatizando a data, realizados pelas crianças, para apreciação de toda a escola.
Os alunos surdos do município vêm sendo atendidos pela Secretaria Municipal de Educação, com uma perspectiva bilingue de inclusão. Eles são acompanhados por um professor intérprete de libras em sala de aula, que realiza a adaptação do currículo pedagógico para a Educação Inclusiva.
Os alunos frequentam duas vezes por semana o AEE – D.A (Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Auditiva). Esse professor especialista realiza o atendimento com o aluno e familiares. Os professores intérpretes tem formação específica a cada quinze dias.
Legenda: Alunos realizaram painéis sobre a data
LEIA MAIS
- Compromisso com educação antirracista é reafirmado em encontro com seis municípios, em Jacareí
- Municípios assinam pacto por equidade racial na educação em evento sediado em Jacareí
- Teatro Ariano Suassuna tem inscrições abertas para uso até dezembro
- Educação amplia 150 vagas e chega a quase 7.000 estudantes atendidos em período integral
- Biblioteca Municipal celebra 80 anos de homenagem a historiador Macedo Soares