Educação de Jacareí monta Plano de Ação para o Proahtea – Programa de Altas Habilidades em TEA

A Secretaria Municipal de Educação de Jacareí montou um Plano de Ação e criou uma força-tarefa para ampliar o trabalho desenvolvido pelo Proahtea – Programa de Altas Habilidade com ênfase em Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Foi elaborado um mapeamento do público alvo TEA e AH/SD (Altas Habilidades/Superdotação), com o objetivo de conhecer e levantar as necessidades de apoio pedagógico e cuidados de vida diária dessas crianças. Para esta medida, foram avaliados todos os dados de atendimento dos anos anteriores, quando o encaminhamento ao Proahtea era feito pela Unidade Escolar.

Através de um novo protocolo avaliativo, a verificação psicopedagógica seguiu um roteiro com informações, observando os aspectos: cognitivos, motor, sensorial, comunicação, interação social e comportamentos restritos e repetitivos, de todos os alunos com TEA e AH/SD. As unidades escolares foram visitadas pela equipe multiprofissional, para observar, em sala de aula, os alunos e outros espaços escolares. Também foram realizadas indicações para o acompanhamento no Proahtea, acordado na reunião com equipe gestora e equipe multiprofissional no dia da visita.

A síntese do resultado da iniciativa apurou que nas 67 unidades escolares visitadas, há 7 alunos com AH/SD e 501 crianças com TEA. Desses, 53,3 % precisam de pouco apoio; 35,9% precisam de apoio e 10% precisam de muito apoio.

Além dos alunos apresentados no levantamento de dados, durante as observações in-loco, a equipe multiprofissional apontou, junto com a equipe gestora, que 103 crianças estão registradas em atas de visitas das unidades escolares. Desta forma, a escola ficou responsável em fazer um relatório conforme impresso próprio, e encaminhar, por e-mail, para o programa.

Algumas medidas serão tomadas para ampliar o Proahtea, para contribuir de forma significativa no apoio oferecido ao aluno com deficiência no ambiente educacional, percebendo que em determinados casos, a intervenção do profissional pode ser de pouco apoio/ apoio/ muito apoio, onde as equipes multiprofissional e escolar, devem considerar os seguintes aspectos:

Comunicação – Algumas crianças não fazem uso da oralidade para comunicação

Interação Social/ Comportamento – Uma das habilidades mais prejudicadas em determinadas deficiências é a interação social

Locomoção – A criança apresenta rigidez motora

Alimentação – Um dos fatores preocupantes é a alimentação, e crianças com deficiência podem apresentar restrição ou seletividade alimentar, pedindo certa atenção durante este processo e um acompanhamento específico

Cuidados Pessoais – Em determinados casos, os alunos podem demonstrar dificuldade em controlar os esfíncteres, fazendo uso de fraldas ou necessitando de apoio para higienização após uso do banheiro.

Ao final da avaliação realizada pela equipe multiprofissional e equipe gestora da unidade escolar, considerando as áreas de comunicação, interação social/ comportamento, locomoção e cuidados pessoais, os resultados obtidos geraram os níveis de suporte, para atender às necessidades de cada criança, adaptadas à rotina escolar.

Diante desses dados, o próximo passo da Secretaria Municipal de Educação foi iniciar um segundo Plano de Ação, denominado “Acompanhamento”, com as seguintes atividades: Dia de Acolhida e Acompanhamento Avaliativo dos alunos no espaço do Proahtea; Acompanhamento Avaliativo na unidade escolar; Orientações sobre as intervenções oferecidas para cada criança com devolutiva para as famílias e escolas.

“A escola tem um papel fundamental nessa construção social e, por este motivo, precisamos refletir em como podemos contribuir e proporcionar autonomia para crianças com deficiência, evitar limitações e despertar possibilidades em sua vida”, afirmou a secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Legenda: Proahtea foi criado em 2022 e funciona no Complexo Paulo Freire