Com o tema “Histórias de Vida, Leitura de Mundo”, a Secretaria Municipal de Educação realizou a abertura da Semana Paulo Freire 2018, nesta última quarta-feira (02) de maio, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (rua Lamartine Delamare, 69, Centro).
O evento contou com a palestra da professora Êda Luiz, coordenadora geral do CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) de Campo Limpo (SP), que compartilhou suas experiências de sucesso. A semana, de 2 a 4 de maio, tem por objetivo homenagear e divulgar as contribuições do educador Paulo Freire junto aos educadores, gestores e alunos, principalmente da EJA do município.
Estão programadas várias atividades durante a semana como palestras, apresentações musicais, vídeos, dança, capoeira, exposições e círculos de cultura, oficinas, cartazes, móbiles e painéis, contação de História, Oficinas, Sarau literário, ilustrações, visitas, café cultural e aferição de pressão. As atividades acontecem nas EMEFs que possuem EJA (Educação de Jovens e Adultos): Mª Luiza Vasques, José Éboli, Conceição, Tarcísio, Presbítero, Lamartine, Barão de Jacareí, Beatriz Junqueira, Joaquim Passos e Mª Regina Cachuté.
EJA – Há praticamente um mês, as escolas estão desenvolvendo, além dos projetos já previstos no planejamento que se referem à alfabetização e ampliação de conhecimentos, uma série de ações, atividades e vivências que contemplam as histórias de vida deste educador e dos alunos, bem como suas percepções e leituras de mundo, e as expectativas quanto à Educação de Jovens e Adultos.
Êda Luiz – A professora Êda Luiz começou a lecionar aos 15 anos, como professora substituta, quando ainda cursava o antigo magistério. Formou-se em 1965. Conheceu o educador Paulo Freire em um curso na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autora do Programa CIEJA e atualmente, é coordenadora geral da CIEJA – Campo Limpo.
(Marta Fernandes/PMJ- Fotos: Alex Brito/PMJ)