Na tarde de domingo (7), é a vez dos blocos “Rua Nova” e “Tô de Boa” arrastarem os foliões pela cidade. A programação gratuita traz ainda a matinê no Parque dos Eucaliptos (av. Nove de Julho, Centro) com as tradicionais marchinhas, com algumas doses de axé e samba rock.
O bloco Rua Nova sai às 16h do Parque dos Eucaliptos e segue com os foliões até o Parque da Cidade.
O “Rua Nova” surgiu em 1981 em São Luiz do Paraitinga (SP). “O bloco recebeu esse nome, porque havia uma rua nova na cidade, mas que não tinha um nome específico. Tudo mundo chamava de ‘Rua Nova’”, explica um dos fundadores, o músico Paulo Coelho.
Segundo ele, como o repertório era só de samba, o bloco desfilou até 1983, porque não atendia às ‘características’ de São Luiz, que prioriza as marchinhas.
Anos depois o bloco passou por uma reformulação e voltou a desfilar em 2014 já com a banda “Rua Nova”, que além de samba, apresenta as marchinhas autorais e as tradicionais que fazem parte da história do Carnaval. “A banda na verdade é uma homenagem a um famoso compositor de São Luiz do Paraitinga, Nelsinho Rodrigues, meu irmão”, destaca Coelho.
A vinda do bloco para Jacareí foi motivada por funcionários da empresa em que Coelho trabalha. Ele explica que a ideia inicial era montar um bloco “só com esses funcionários” para desfilar pelas ruas da cidade, mas a ideia tomou uma dimensão e acabou entrando na programação oficial do município. “Nossa proposta é, além de colaborar com o resgate de marchinhas em Jacareí, promover um Carnaval que atraia a participação das famílias e toda a população”, finaliza.
Bloco “Tô de Boa” fará paradas antes do Parque da Cidade
O bloco “Tô de Boa” quer promover ‘bailes’ ao ar livre em alguns pontos da cidade. A concentração é às 17h na Praça Barão do Rio Branco (Rosário) e a dispersão é no Parque da Cidade. Mas, segundo o presidente do bloco Doni Bueno, durante o percurso, o bloco faz “algumas paradas”. “A proposta é promover pequenos bailes de Carnaval em cada parada, programadas para a Praça Conde Frontin e Pátio dos Trilhos, antes de chegar no Parque da Cidade”, explica Bueno.
Fundado em 2006, o bloco inspirado numa composição de Pérsio Assunção, morto em 2013. “A ideia do bloco é promover o ‘deboísmo’, que significa estar de boa com a vida e com as pessoas, estimulando a amizade, a confraternização, a solidariedade”, esclarece.
(Rosana Antunes/PMJ)