Palestrantes
Carolina Ignarra
Carolina Ignarra é paulista da zona Norte de São Paulo. Cursou Educação Física e no início da fase adulta sofreu um acidente de moto que mudou inteiramente sua vida, a deixando paraplégica. Adaptada a nova condição e passando por experiências junto a pessoas com deficiência, fundou em 2004, a empresa Talento Incluir, onde aplica treinamentos de conscientização sobre inclusão socioeconômica das pessoas com deficiência e desenvolve programas de inclusão em organizações. A Talento Incluir foi responsável por ajudar cerca de 7 mil pessoas com deficiência a arrumar um emprego.
Carolina foi reconhecida pela revista Forbes como uma das mulheres mais poderosas do país em 2020. É palestrante da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) e da Gestão & RH, e autora dos livros “INCLUSÃO “Conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência” e junto a outras escritoras cadeirantes escreveu “Maria de Rodas delícias e desafios na maternidade de mulheres cadeirantes”.
Cesar Mello
César Mello é ator, cantor, apresentador, compositor e ilustrador.
Provando ser um artista que não se prende apenas a um único oficio, também é formado em Letras pela Faculdade Hebraico Renascença, tendo 4 prêmios literários conquistados, três como poeta e um como contista.
Como ator, é formado pelo Curso Livre de Barueri e participou como apresentador dos programas na TV “Telecurso 2000” e “Cozinha Brasil” do SESI. Em teatros musicais atuou como “O Rei Leão” e “Wicked” da Broadway. Deu vida a diversos personagens em novelas, séries e produções cinematográficas, desde 2009: “Viver a Vida” , “Lado a Lado”, “Sangue Bom”, “Babilônia” e “A Lei do Amor”, todas novelas da TV Globo. Tornou-se ainda mais conhecido por participar das séries “Carcereiros” de 2018 e “Bom Dia Verônica” de 2020; do filme “A Glória e a Graça” de 2017 e na atualidade do filme “Doutor Gama” de 2021, em que vive o personagem histórico Luíz Gama, o abolicionista.
Renato Nogueira
Renato Noguera, é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Filosofia e Epistemologia da Psicanálise pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e também professor associado do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), do Programa de Pós-Graduação Em Filosofia (PPGfil) da UFRRJ; Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro) e Coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin);
Noguera é um estudioso da filosofia africana e defensor de uma mudança de paradigmas para descolonização do pensamento, desfazendo a ideia de que a filosofia seja uma aventura exclusiva do mundo ocidental. Ensaísta, dentre suas obras, vale destacar “Ensino de Filosofia e a Lei 10639”; “Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor” e “O que é o luto?”.
Cerimonialista
Rodrigo Hernandes, Santo
Do mundo corporativo à arte, a experiencia de Santo passa pela consultoria em comercio exterior e engenharia de inovação para organizações, realizando projetos de impacto, desenvolvimento e pesquisa humana. Palestras, workshops e vivências para organizações, empresas, universidades e poder público fazem parte de sua especialização. O Design de Comunidades Humanas é seu atual investimento, auxiliando pessoas a significarem experiencias pensando na humanidade e resgatando o seu senso de pertencimento e valor à vida.
Artista visual desde 2018, segundo suas palavras “constrói relações de troca com todos a sua volta, tendo a Arte da pintura, textos, esculturas como o lugar de afetos mais legítimo e sem limites de ser divino-humano”.
Intervenção Musical
Grazzi Brasil
Cantora e sambista, a artista conquistou o título de primeira mulher negra interprete de samba enredo da cidade de São Paulo. Tem dois álbuns lançados, onde mescla as raízes da música brasileira à sua juventude, com letras para cantar e refletir.
Participou de programas de calouros na televisão e nos palcos integrou o elenco do musical “Cartola – O mundo é um moinho”. Foi backing vocal do grupo Pixote, da cantora Quelynah e da banda Sambasonics. Grazzi interpreta obras de compositores consagrados da música popular brasileira e também de jovens compositores, sendo eleita, pela crítica especializada, a revelação do carnaval paulistano.
Intervenção Artística de Cultura Popular
Encontro de Tradições
O projeto Encontro de Tradições é o encontro entre a cultura da Capoeira com as forças da Cultura Popular. São Gonçalo, Cultura Cigana, Moçambique, Maracatu, Samba de Roda, Jongo, Folia de Reis são algumas manifestações tradicionais e expressões valorizadas nesse projeto, bem como os Mestres que mantêm viva essa tradição na cidade de Jacareí.
Idealizado em 2013, tem como coordenador o professor Adarilson Thiago da Silva, conhecido por seu nome de batismo na Capoeira, Chilico. Formado em Educação Física, iniciou na capoeira em 1998 com o Mestre Tio Pedro, da linhagem do mestre Paulo dos Anjos. Em busca de aprimorar seus conhecimentos na Capoeira, faz parte do grupo Muzenza, com a supervisão do Contramestre Busca Longe. Thiago é secretário da Liga Jacareiense de Capoeira, que estuda os fundamentos, tradições e promove a prática dessa arte negra.
Exposição Visual
Janaina Vieira
A artista Janaina Vieira é formada em design, colagista e fotografa. É reconhecida por seu trabalho artístico visual desenvolvendo diversas técnicas em design, colagens analógicas e digitais, bem como experimentações estéticas apreciadas em oficinas e workshops de colagens, intervenções e residências artísticas. Autodeclarada mulher preta nordestina e periférica traz para a Exposição um pertencimento racial e representatividade que a aproxima da valorização da cultura afro brasileira. Jana, como é conhecida, já expos na região do Vale do Paraíba e São Paulo, com destaque para a Expo “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para brasileiros” no Instituto Moreira Sales/SP em 2021, levando o nome da cidade de Jacareí para o cenário cultural nacional.