Por definição da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, uma pessoa com deficiência é alguém que possui impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Visando combater o preconceito e para reforçar o respeito necessário que o tema exige, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí promoveram ação educativa na Praça Raul Chaves, Centro, na manhã desta terça-feira (21).
A data foi escolhida exatamente por se tratar do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na dinâmica, cadeiras de rodas foram espalhadas nas vagas de uso geral, com a seguinte mensagem: “Já volto, só um minutinho”, exatamente para gerar o inusitado e ver como o “minutinho” pode fazer muita diferença na vida do outro.
“Mais do que imaginar a situação, a gente quer que a pessoa sinta de fato como é frustrante a sensação de não ter seu espaço respeitado. A mensagem acaba se multiplicando na sociedade e serve de exemplo”, disse Sidney Lopes Mateus, supervisor de educação para o trânsito de Jacareí.
Durante o período em que as cadeiras ficaram nas vagas, algumas dezenas de motoristas foram abordados e se viram no papel de aguardar por uma vaga que deveria estar livre, gerando debate e cumprindo exatamente o que era esperado na ação.
Inclusão
Criado em 2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência objetiva conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão dessas pessoas na sociedade. Oficialmente, a data foi criada a partir da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada em nível extraoficial desde 1982.
Legenda: Cadeiras espalhadas em vagas ao redor da Praça Raul Chaves, na manhã desta terça-feira, 21