Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nesta quarta-feira (5). Veja números e ações de Jacareí na causa ambiental

Nesta quarta-feira (5), dia em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Jacareí destaca alguns números, principais ações e avanços do município neste sentido.

Programa Renascentes

Recuperar as nascentes prioritárias, preservar a biodiversidade, restaurar as paisagens e as florestas das áreas de mananciais e conservar o solo são alguns dos pilares do Programa Renascentes, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí. As boas práticas e ações coordenadas já trazem importantes resultados, frutos da parceria com o Corredor Ecológico.

Em 2010, o índice da cobertura florestal era de 13%. Em 2022, já passava de 20%. A meta do projeto é que até 2025 Jacareí terá plantado 92 mil mudas de árvores nativas e restaurado mais de 50 hectares de áreas de mata por meio de plantios coordenados pela Prefeitura Municipal. Além disso, em complemento, instituições parceiras tomadoras de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) também tem metas de restauração ecológica de aproximadamente 40 hectares.

Plano Municipal de Mata Atlântica

Desenvolvido em parceria entre Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, Instituto Suinã e SOS Mata Atlântica, o Plano Municipal da Mata Atlântica é lei em Jacareí. São 10 objetivos, 13 estratégias e 44 ações previstas.  Na prática, o município passa a ter instrumentos ainda mais firmes para conservar e restaurar a Mata Atlântica em todo seu entorno, integrando ações de educação ambiental; ações de fiscalização e monitoramento específicos; técnicas de agricultura conjugadas à conservação ambiental; incentivos financeiros para a conservação, proteção e restauração de ambientes naturais e visando também o aumento da resiliência do munícipio frente às mudanças do clima.

Iluminação em LED

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está substituindo toda a iluminação da cidade, com instalação de lâmpadas de LED, mais potentes e eficientes. A instalação da iluminação de LED também representa economia, uma vez que a durabilidade da lâmpada é muito superior e causa menos impacto ambiental, por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

Atualmente, mais de 45% da cidade já está com iluminação em LED, em diversos bairros de todas as regiões da cidade. De acordo com estudos técnicos da pasta, podemos esperar uma melhoria de 400% na iluminação e uma economia de 40% nos cofres públicos. Além da economia, essa mudança resulta em mais segurança nas ruas.

Ecoparque

Localizado no bairro Cidade Salvador, em uma área de 140 mil metros quadrados, o Ecoparque de Jacareí abrange o Aterro Sanitário, a Usina de Reciclagem de Entulhos da Construção Civil, a Usina de Biodigestão e ainda o LEV. Diariamente, a coleta da cidade é levada para usina e mais de 90% do material é tratado e separado, por processo mecânico ou manual.

Bloquetes e tijolos das praças públicas da cidade, como os usados na reforma da Praça da Matriz ou na construção do novo LEV do Parque Meia Lua, foram produzidos integralmente no Ecoparque. Diversas áreas verdes e calçamentos de Jacareí utilizam material de construção reciclado, uma economia significativa e com um resultado prático eficiente.

Por fim, o aterro sanitário é monitorado diariamente, e amostras são recolhidas e analisadas, garantindo a proteção do solo e a segurança ambiental. São mais de 300 funcionários que atuam, diretamente, nesta rotina.

Reciclar é preciso

Veja, a seguir, dados da coleta seletiva, em Jacareí.

45 famílias beneficiadas na Cooperativa de Catadores Recicla Jacareí, que trabalha recolhendo o material reciclável de toda a cidade.

87 bairros que já aderiram à coleta seletiva

90 toneladas de materiais reciclados mensalmente.

Vivendo o Viveiro, desde janeiro de 2021

Já foram mais de 30 edições do Viver o Viveiro, que acontece aos domingos no Viveiro municipal Seo Moura.

350 visitantes em média, em cada domingo.

Mais de 50 atividades diferentes oferecidas como yoga, trilhas, oficinas, vivências e shows

Mais de 60 mil mudas foram doadas aos munícipes de Jacareí, em uma ação que acontece também durante a semana, durante o expediente do Núcleo de Educação Ambiental, que fica dentro do Viveiro Municipal.