Comemorado anualmente no dia 27 de julho, o ‘Dia do Motociclista’ homenageia uma categoria responsável por levar, literalmente, uma importante parcela da economia nas costas, seja através de entregadores, serviços, moto clubes e tantos outros apaixonados pelas motocicletas.
Atenta às necessidades específicas da categoria e pensando na segurança de quem fica mais vulnerável no trânsito, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realiza ações de cuidado e educação. A instalação de diversos bolsões de moto nos semáforos é uma dessas medidas práticas e efetivas, criando espaços livres, sinalizados e demarcados exclusivamente para que motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos durante o tempo de espera pela abertura do sinal, preservando vidas e prevenindo acidentes.
A Unidade de Educação para o Trânsito também atua com diversas medidas como blitze educativas, eventos em áreas públicas e ações nas escolas da cidade, especialmente o ‘Agente de Trânsito Mirim’, projeto que leva para alunos e professores as principais condutas para um trânsito seguro (em períodos de não vigência da quarentena).
O cerol e a linha chilena também são combatidos, com apoio da Guarda Civil Municipal (Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão). Lembrando que a prática configura crime, previsto nos artigos 129, 132, 278 do Código Penal Brasileiro. Quem constatar tais práticas pode acionar a Polícia Militar através do 190.
Saiba mais – As ações da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Prefeitura Municipal de Jacareí estão disponíveis nos canais oficiais.
Site: www.jacarei.sp.gov.br/
Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeJacarei
Instagram: www.instagram.com/prefeituradejacarei
Legenda: Bolsões de moto em semáforo de Jacareí; Blitz Educativa realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí (fotos tiradas antes da Pandemia)