A ação define as competências de todos os professores que atuam no Estado
O Currículo Paulista, lançado na última quinta-feira (1º) no Palácio do Governo, será implantado em 2020 em todos os municípios do estado de São Paulo, incluindo Jacareí, que aderiu ao programa. A equipe da Secretaria Municipal de Educação acompanhou a homologação da proposta, que foi feita em regime de colaboração entre Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e Secretaria de Estado da Educação.
O Currículo Paulista define e explicita, a todos os profissionais da educação que atuam no Estado, as competências e as habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes paulistas e considera sempre sua formação integral na perspectiva do desenvolvimento humano.
“O currículo baseado em habilidades e competências de acordo com a BNCC determina um grande marco de qualidade na educação do Estado de São Paulo. É um caminho sem volta para as redes estaduais e municipais, que serão referência em excelência educacional para o país”, disse a secretária de Educação de Jacareí Maria Thereza Ferreira Cyrino, que também faz parte da Diretoria da Undime.
O novo currículo de São Paulo – batizado de Currículo Paulista – foi elaborado pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Undime, que envolveu as participações de dirigentes e técnicos educacionais de mais de 600 municípios paulistas.
“Além da construção do currículo, a Undime-SP, em regime de colaboração com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, está preparando uma formação e implantação do currículo para 2020”, completa Maria Thereza. O conteúdo norteia e garante as aprendizagens essenciais dos estudantes, respeitando as especificidades do território paulista, com orientações para guiar o processo de ensino e aprendizagem e as práticas em sala de aula. São Paulo agora se iguala a outros Estados que já começaram o processo de formação. A ideia é que as formações se iniciem ainda este mês.