É necessário reforçar, todos os dias do ano, a luta feminina contra a violência doméstica. Porém, neste 25 de novembro, é lembrado nacionalmente o ‘Dia da Não Violência Contra a Mulher’. A data foi estabelecida em 1981, em Bogotá, na Colômbia, por organizações de mulheres de todo o mundo. EM Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, as unidades dos CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), organizaram um dia voltado à autoestima feminina e o empoderamento da mulher.
A programação, restrita às usuárias acompanhadas pelo serviço, seguindo todos os protocolos de combate e prevenção ao Coronavírus, foi estabelecida nas unidades das 10h às 14h. Foram reproduzidos vídeos e reflexões sobre o tema de combate à violência e autonomia feminina e, no CREAS II, o instituto de beleza Embelleze proporcionou às mulheres cuidados de estética, como design de sobrancelha, manicure e pedicure, escovação dos cabelos e presentes.
A supervisora técnica do CREAS II, Vânia de Araújo Coelho, ressalta a importância da reflexão da data para as usuárias que são atendidas e acompanhadas pelos serviços. “É um trabalho socioeducativo realizado para mostrar que existem meios de sair da situação da violência, cuidar da autoestima e salientar a existência de uma rede de apoio no município para oferecer toda a proteção necessária para as mulheres”, conclui.
Combate – Vale ressaltar, também, que o programa Família Segura, que articula as políticas de Saúde, Assistência Social, Segurança e Defesa do Cidadão, está de portas abertas, diariamente, das 8h às 14h, garantindo um atendimento mais qualificado e integral às mulheres vítimas de violência.
Reconhecimento – A atuação da Prefeitura de Jacareí na linha de frente da luta contra a violência doméstica é um trabalho reconhecido nacionalmente. Em fevereiro deste ano, o PVDESF (Projeto de Violência Doméstica e Estratégia de Saúde da Família) recebeu o prêmio “Selo FBSP de Práticas Inovadoras 2019: enfrentamento à violência contra meninas e mulheres”, projeto articulado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).
Legenda: Usuárias acompanhadas pelos serviços do CREAS II participam da programação do ‘Dia Nacional da Não Violência Contra a Mulher’