Membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Jacareí reforça que prédio não possui características suficientes para o seu tombamento
Membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC) de Jacareí estiveram reunidos na manhã da última quinta-feira (16), no prédio da presidência da Fundação Cultural (Pátio dos Trilhos) para discutir o tombamento do prédio da Citytex, que também abrigou as instalações da fábrica de móveis Oca.
O conselho analisou o ofício enviado pela Procuradoria do Município de Jacareí, datado de 29 de abril de 2019, encaminhando documentos para análise da viabilidade e conveniência no que diz respeito ao tombamento do prédio da Citytex.
Após análise da documentação encaminhada e revisão de todas as atas das reuniões realizadas desde 2002, o CODEPAC verificou que nunca foi sugerido o tombamento do referido prédio localizado na avenida Getúlio Vargas.
Desta forma, os conselheiros deliberaram, de forma unânime, que o prédio não possui características suficientes para o seu tombamento, não existindo qualquer interesse neste sentido.
O CODEPAC recebeu, também, o ofício da Secretaria de Planejamento de Jacareí, datado de 6 de maio de 2019, encaminhando o relatório técnico realizado pela Diretoria de Projeto e Urbanismo sobre o galpão industrial que foi utilizado pela fábrica de móveis Oca.
Constou do referido ofício que o relatório foi analisado pela Secretaria de Planejamento, que concluiu pela ausência de valor arquitetônico do local, considerando as informações neles presentes e a relação de imóveis apresentados pelo conselho como passíveis de avaliação sobre valor material e imaterial, não identificando o referido prédio.
Integrantes- O Codepac é formado por membros da Sociedade Civil, representados por: OAB, Sindicato Rural, CREA e representante do comércio e, ainda, membros do Poder Público: Fundação Cultural, Secretaria de Educação, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Planejamento e Câmara Municipal de Jacareí.