Mais de 40 alunos da rede municipal de ensino de Jacareí receberam das mãos do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes, a premiação com medalhas de ganhadores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), de 2021, em cerimônia das Olimpíadas Científicas, realizada na terça-feira (15), no Teatro Municipal Ariano Suassuna.
Na oportunidade, o Ministro pediu para que todos olhassem para o lado e refletissem: “Essas pessoas podem ser o futuro Prêmio Nobel. Sempre temos oportunidades. Quando somos jovens, não percebemos isso”, falou para as crianças presentes.
“Não deixem ideias ruins na cabeça de vocês, porque todos temos talentos. Nossa função é ajudar a desenvolver estes talentos, abrir caminhos. Vocês podem realizar grandes coisas para vocês, para a comunidade, para o planeta. Sonhar alto é o caminho para realizar grandes sonhos na vida”, destacou Marcos Pontes, que contou também um pouco de sua infância e trajetória de vida.
Autoridades locais, entre elas o prefeito de Jacareí, estiveram presentes na cerimônia.
Sonhos Altos
Miguel Lucas Silva de Assis, de 11 anos, que foi aluno em 2021 da EMEF Conceição Aparecida Magalhães (Jardim Paraíso) estava se sentindo importante durante todo o evento. “Eu entrei no site e respondi todas as perguntas da OBA. Adoro pesquisar sobre tudo que fala de Astronomia, espaço, órbita dos planetas, densidades e sistema solar”, disse o garoto, que quer ser astronauta. Seu pai, Rogério Lucas de Assis, afirma que o menino é assim desde cedo. “Ele sempre pesquisou em revistas, jornais, livros e vídeos sobre o espaço. Para mim, é um orgulho. Vamos ajudá-lo a seguir o que ele quer”, enfatizou o pai.
Interesse & Curiosidade
Ana Clara Evaristo Rossi, de 10 anos, aluna da EMEF Célia Guedes (Jardim Primavera), também estava achando a cerimônia muito legal. “Quando a professora falou sobre o site do OBA, bateu muito interesse em mim. Gosto muito de astronomia, planetas, estrelas, Lua”, disse a menina, que quer ser médica veterinária.
A secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, enfatiza que “é muito bom para os professores poder organizar este solo fértil, para plantar os sonhos dos nossos alunos e descobrir talentos. Eu tenho certeza que cada aluno que recebe esta medalha é um verdadeiro cientista mirim”.
O evento é organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A OBA é uma das Olimpíadas mais tradicionais ofertadas aos estudantes brasileiros. Para as premiações, foram convidados 470 alunos, entre redes municipal, estadual e particular de Jacareí, além de Santa Isabel e Guararema.
Legenda: Alunos receberam medalhas do ministro Marcos Pontes