A Prefeitura de Jacareí, por meio da Comissão da Rede Protetiva da Infância e Adolescência de Jacareí, realizou no último dia 20, um evento que remete ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação reuniu cerca de 500 pessoas interessadas na proteção de crianças e adolescentes, como técnicos, educadores, acadêmicos, pais, responsáveis, além do público em geral.
O encontro foi realizado no Teatro Municipal Ariano Suassuna, e está relacionado à mobilização nacional do dia 18 de maio. A programação contou com a apresentação do projeto ‘Educar para Proteger’, desenvolvido na rede municipal de ensino de Jacareí, e apalestra ‘Famílias e Internet – Como aumentar nossa segurança’ com a especialista no tema, Sheylli Caleffi.
A secretária de Assistência Social Benedicta Peixoto fala sobre a importância de se debater sobre este tema. “É uma questão relevante, ainda mais nestes tempos de novas tecnologias e redes sociais, onde pessoas com más intenções podem fazer contato direto com as crianças e adolescentes. Importante lembrar, também, que os abusadores podem estar mais próximos das vítimas do que possamos imaginar”.
Já a psicóloga Suellen de Lourdes Borrett Silva, membro da Rede Protetiva, ressalta a união entre as áreas da Prefeitura no trato deste tema. “Esta é uma ação intersetorial com muitos agentes participando. Essa união é importante para que possamos abranger as crianças dentro dos mais diversos ambientes dentro do serviço público”.
18 de Maio
A data foi instituída no ano 2000, pela Lei Federal 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli Crespo, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada, morta e carbonizada, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.