Programa conscientiza estudantes sobre prevenção de acidentes

Em uma cerimônia repleta de emoção, 101 crianças celebraram a conclusão do “Bombeiro na Escola” nesta quarta-feira (26), em Jacareí. Os participantes foram os estudantes da Escola Municipal Lamartine Delamare, os primeiros participantes do município no programa de prevenção de acidentes. A expectativa é que, até o fim do ano, a experiência chegue a 2.400 estudantes em toda a rede.
A cerimônia contou com a participação dos estudantes acompanhados de suas famílias, representantes da Secretaria de Educação e do Corpo de Bombeiros. As crianças ainda tiveram a oportunidade de conhecer uma viatura da corporação e de se divertirem com as mascotes dos bombeiros e da Secretaria de Educação.
Para a Prefeitura, a experiência já tem resultados concretos. “Depois da aula, já tivemos um caso de um aluno que soube exatamente quais procedimentos adotar ao ver um professor não se sentia bem. É uma experiência que vai além da sala de aula”, afirmou a secretária de Educação, Danielli Villar.
O Corpo de Bombeiros conta que a efetividade do programa tem relação com o acolhimento das crianças, que têm se empolgado com a experiência.
“Para nós, é um privilégio! O material do programa foi pensado de forma totalmente lúdica, mas também é bem completo. Então, as crianças se divertem, mas acabam levando conhecimento para casa, o que é o mais importante”, explicou a tenente do Corpo de Bombeiros, Débora Peixoto.
Formação
Neste momento, as instruções têm sido ministradas para estudantes de 4º e 5º ano do ensino fundamental da EMEF Profº Hugo Del Mônaco, no Bela Vista. As atividades seguem até 1º de abril, antes de migrarem para outras unidades da rede.