Audiência pública sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana será realizada na quinta-feira (6), na Câmara de Jacareí

Escutar áudio do texto

Evento será aberto ao público e também transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da TV Câmara, a partir das 18h

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, irá realizar uma audiência pública na próxima quinta-feira (6), para apresentar o Plano Municipal de Arborização Urbana à população. O evento será às 18h, no plenário da Câmara Municipal, e também será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da TV Câmara.

Durante a audiência, representantes das secretarias de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana e Governo e Planejamento estarão respondendo perguntas e tirando dúvidas da população. Os participantes, presencialmente ou on-line, também poderão realizar sugestões e propostas para compor o plano.

“Esta será uma ótima oportunidade para entender melhor o Plano Municipal de Arborização Urbana, tirar todas dúvidas e realizar sugestões. A participação popular é fundamental para prosseguirmos com o plano, que é muito importante para a pauta ambiental em Jacareí”, disse o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio.

Sobre o Plano

O Plano Municipal de Arborização Urbana é um documento que irá guiar as ações da Prefeitura de Jacareí sobre a arborização urbana nos próximos anos, em toda a extensão da cidade. Seu objetivo é melhorar a qualidade da paisagem, atenuar as mudanças climáticas e aumentar a satisfação da população. Acesse o relatório preliminar clicando aqui.

O plano está sendo planejado para os próximos 20 anos. Levando-se em conta as 16.467 árvores presentes na arborização urbana do município atualmente, estima-se a necessidade de plantio de aproximadamente mais 27.400 mudas em vias e outros espaços públicos da cidade.

Arborização Urbana

A arborização urbana é definida como a vegetação que compõe a paisagem urbana, seja em parques, praças ou em calçadas ao longo das ruas e avenidas. Contribui para a conservação da biodiversidade local e para a minimização da poluição atmosférica e sonora; auxilia no conforto térmico e, consequente, melhora a qualidade de vida da população.

“A presença de árvores nas áreas urbanas é muito importante para controlar mudanças climáticas, como os fenômenos da ilha de calor e da inversão térmica, que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Além disso, as árvores ajudam a reduzir a temperatura, aumentam a umidade do ar, melhoram a qualidade do ar e, também, diminuem a poluição sonora”, explica Celso.