Duzentos alunos da EMEF Maria Regina Cachuté (Parque Imperial) deixaram de lado as novas tecnologias para comemorar o “Dia Nacional do Livro” (23 de abril), na Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, que organizou várias atividades em homenagem a data, em três dias de eventos. A programação teve contação de histórias, a ação “Conhecendo o ‘Acervo do Macedo’” e produção dinâmica artística com os alunos.
“Incentivar a leitura e comemorar datas significativas através de ações, trazem memórias cognitivas, sociais e afetivas, que norteiam cidadania nos homens do amanhã”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Cyrino Ferreira.
A Biblioteca Municipal Macedo Soares fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Nove de Julho, 215 (ao lado do Parque dos Eucaliptos). O acervo conta com mais de 60 mil livros, sendo 1.350 em braile e 400 audiolivros.
Ao longo de 2022, foram mais de 13 mil visitas realizadas ao local. Para ser sócio é preciso comprovante de endereço, documento com foto e pagar uma taxa de R$ 2,00. Os documentos podem ser digitais. Podem ser emprestados livros, gibis e apostilas.
A Biblioteca conta com diversas atividades como Cursos de Libras, Soroban, + 60 Smartphone, Informática, além de promover contações de histórias para crianças, com visitas monitoradas. O local possui espaço para estudos e leitura, e o projeto “Pegue e Leve” de doação de livros para munícipes. No setor infantil, tem um acervo aberto para crianças e jovens, em que eles mesmos escolhem seus livros.
A Biblioteca tem parceria com a ONG RECODE- Trilhas Formativas, para cursos de Informática online. Todos os cursos e oficinas são gratuitos.
História Africana
No início deste ano, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, também entregou mais 840 livros sobre a história Africana, dos Afrodescendentes, da cultura Afro-Brasileira e Indígena para a Biblioteca Municipal Macedo Soares.
De acordo com a subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos, Girlaine Dias, o objetivo é levar o conteúdo para os estudantes da rede municipal de ensino. A medida visa implementar esta temática de estudo nas escolas da rede municipal de educação, bem como garantir igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira e o livre acesso às diferentes fontes de cultura nacional.
Legenda: Alunos da EMEF Maria Regina Cachuté na Contação de Histórias da Biblioteca Municipal, em comemoração do Dia Nacional do Livro.