O evento “Memória Viva Jacareí: História, Patrimônio e Cultura -2017” promete trazer à tona muitos acontecimentos que marcam a história do município. A terceira maior cidade da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte já abrigou aldeias indígenas, antes de subsistir à escravidão e vivenciar o período áureo das estradas de ferro.
O objetivo do evento é possibilitar ao público a oportunidade de conhecer sobre esses e muitos outros fatos por meio de documentários e também debates que compõem a programação do evento, que será realizado de 5 a 9 de junho na Biblioteca Municipal “Macedo Soares”. Para participar, é só se inscrever gratuitamente até o dia 2 de junho, no link da Fundação Cultural: http://fundacaocultural.com.br/site/encontro-sobre-preservacao-da-memoria-de-jacarei/
Organizado pelo Arquivo Público Municipal, da Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”, e pela Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, da Secretaria Municipal de Educação, o evento “Memória Viva” faz parte da agenda de comemorações da “1ª Semana Nacional de Arquivos”. “Diariamente, a partir das 18 horas, haverá exibição de documentários, e às 19 horas, terão início as mesas temáticas, que contarão com a participação de pessoas atuantes na preservação da memória do município”, afirma Bruno Vilagra, responsável pela Biblioteca Municipal.
Programação:
05/06 – 18h – Casa de Causos – 19h – mesa temática “Educação, História e Patrimônio”
06/06 – Seu Justino, o Ribeirinho de Jacareí (Tinguera) – 19h – mesa temática “Arqueologia Histórica”
07/06 – Sapucaia – 19h – mesa temática “Culturas Tradicionais”
08/06 – Ofícios de Jacareí – 19h – mesa temática “Audiovisual: registros da memória”
09/06 – Carpição – 19h – mesa temática “Arquivos: presente e futuro”
Serviço: Biblioteca Municipal – Av. Nove de Julho, 215, Centro. (ao lado do Parque dos Eucaliptos).
(Rosana Antunes/PMJ)