Visando enxugar gastos e facilitar a vida da população ao reunir serviços públicos em um só local, a Prefeitura Municipal de Jacareí assinou o contrato com os proprietários do imóvel onde funcionava o antigo ‘Piazza Hotel’, localizado próximo à Praça dos Três Poderes.
O valor anual do contrato é de R$ 672 mil, o que representa uma economia estimada de R$ 526 mil aos cofres públicos, referente a aluguéis de imóveis, transporte, limpeza e segurança.
O antigo hotel irá abrigar as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Esportes e Recreação, Procuradoria Geral do Município, além do Poupatempo, Juizado Especial, os dois cartórios eleitorais de Jacareí e, ainda, os serviços relativos ao ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza). Anualmente, os gastos relativos aos aluguéis desses imóveis chegam ao montante de R$ 797 mil.
O secretário de Governo, Celso Florêncio, explica que os gastos não se reduzem apenas a locações, mas também a outros serviços a exemplo de limpeza, segurança e transporte, os quais tem seus custos reduzidos em estrutura centralizada. “Fizemos um estudo minucioso e comprovadamente haverá uma grande economia com a assinatura do contrato”.
A mudança dos dois cartórios eleitorais deverá ocorrer após o segundo turno das eleições presidenciais, que acontecem este ano. Parte dos demais serviços devem começar a funcionar no imóvel a partir de fevereiro.
NOVOS ENDEREÇOS – O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e o Banco do Povo, ambos localizados na Rua Barão de Jacareí, também ganharão um novo espaço. Os serviços serão realocados para a atual sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Treze de Maio, 165, Centro.
A Secretaria de Mobilidade Urbana, atualmente localizada na Avenida Malek Assad (Jd. Santa Maria), mudará para dois novos endereços na Rua Lamartine Delamare (Centro) onde hoje funciona a Secretaria de Esportes e Recreação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O espaço onde funciona a Secretaria de Mobilidade Urbana será utilizado totalmente para obras viárias do município.
Para o secretário de Administração e Recursos Humanos, Carlos Felipe Sepinho, as mudanças trarão não somente a redução das despesas, mas a melhoria dos serviços prestados à população. “Centralizar os serviços públicos trará agilidade para que o munícipe consiga resolver seus problemas sem a necessidade de locomoção, gerando mais economia aos usuários de serviços públicos”.
A procuradora geral do município, Moyra Fernandes, explica que “a celebração do contrato preenche os requisitos da lei, uma vez que as instalações e localização atendem as finalidades precípuas da administração, além de gerar economia aos gastos públicos”.
(Carolina Xavier/PMJ e Jader Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)