Dezesseis alunos estão participando do curso de Soroban+50, na Biblioteca Municipal ‘Macedo Soares’, da Secretaria Municipal de Educação. As aulas, que fazem parte do projeto “Desvendando a Deficiência Visual”, são destinadas às pessoas com 50 anos ou mais.
São duas turmas, nas terças-feiras, uma das 9h às 11h e outra das 14h às 16h. A carga horária é de 16 horas, com oito vagas por turma. O curso é oferecido como processo facilitador para a inclusão social, educacional e cultural dos deficientes visuais, possibilitando a reflexão de valores daqueles que não foram preparados para a inclusão no cotidiano.
Nas aulas de Soroban, os alunos são capacitados a realizarem cálculos matemáticos das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação, com a ajuda do ábaco japonês. São transmitidos os aspectos técnicos e metodológicos do Soroban.
A utilização do Soroban em jogos e no processo pedagógico de numeração das pessoas cegas ou com baixa visão será tratada durante o curso. A Biblioteca Municipal fica na Avenida Nove de Julho, 215, Jardim Pereira do Amparo – ao lado do Parque dos Eucaliptos.
Legenda: Alunos do curso de Soroban+50, na Biblioteca Municipal ‘Macedo Soares’