A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Laranelli, está levando aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) noções de Empreendedorismo. O curso está sendo aplicado neste momento na EMEF Barão de Jacareí.
Serão quatro encontros, que abordam os seguintes conteúdos:
Empreendendo Talentos – Objetivo: Despertar o Empreendedorismo
1º Encontro
Atitudes Empreendedoras: Projeto de vida
Levar aos alunos o reconhecimento de seus comportamentos e habilidades, para desenvolver e gerir projetos profissionais inovadores, seja na abertura de negócio ou na condução de sua carreira organizacional.
Primeiros Passos para Empreender
Identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais, características do empreendedor de sucesso; Reconhecer as variáveis intervenientes na dinâmica empresarial que asseguram o sucesso do empreendimento e/ou reduzem a possibilidade de fracasso.
2º Encontro
Plano de Negócios
Conhecimentos sobre o que é como fazer para iniciar um novo negócio. Compreensão do negócio como um processo.
Noções de produtos e serviços com a qualidade exigida pelo mercado. Dicas sobre comportamentos empreendedores capazes de impulsionar o empreendimento rumo ao sucesso. Técnicas para a elaboração de pesquisas de mercado, que possibilitarão maior conhecimento dos clientes, fornecedores e concorrentes, e orientações para a construção de um plano de negócio para os pequenos empreendimentos.
3º e 4º Encontro – Apresentação de Trabalhos dos Alunos
Os alunos serão levados a desenvolverem sínteses e apresentarem as suas ideias e conhecimentos em grupo para os colegas. O objetivo deste encontro é para que os estudantes estejam preparados para multiplicar o que aprenderam.
Matrículas – A EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Secretaria Municipal de Educação continua com as matrículas abertas para novos alunos, que desejam voltar a estudar este ano e que possuam mais de 14 anos completos. A EJA é uma modalidade de ensino prevista na Constituição Federal e na LDB (Lei de Diretrizes e Bases), que atende adultos e idosos que não concluíram a 4ª série (quinto ano do Ensino Fundamental) que queiram aprender a ler e escrever.
Para aproveitar a oportunidade e fazer a matrícula é só procurar a escola municipal mais perto de casa. Os interessados devem comparecer nas secretarias das unidades, munidos de cópias do documento de identidade e do comprovante de endereço.
Confira as 12 EMEFs, de diferentes bairros, que possuem o programa de segunda a sexta-feira:
Presbítero Mabito Shoji (Veraneio Ijal) – Tel: 3956-2135
Barão de Jacareí (São João) – Tel: 3954-2310
Lamartine Delamare (Centro) – Tel: 3952-8137
Prof. Tarcísio Francisco Barbosa (Conjunto 1º de Maio) – Tel: 3956-3170
Prof. Joaquim Passos e Silva (Cidade Salvador) – Tel: 3952-6605
Prof.ª Beatriz Junqueira da Silveira Santos (Parque Meia-Lua) – Tel: 3952-9144
Prof. José, Éboli de Lima (São Silvestre) – Tel. 3957-1222
Prof.ª Maria Luiza Pinto Vasques (Rio Comprido) – Te: 3958-1527
Parque Imperial (bairro Parque Imperial) – Tel: 3956-6087
Prof.ª Conceição Aparecida Magalhães Silva – Jardim Paraíso – Tel.: 3951-9689
Prof.ª Neusa Teodoro de Azevedo – Vila Zezé – Tel.: 3953-6139.
Prof. Silvio Silveira Mello Filho – Santa Maria – Tel.: 3951-5026