O projeto levou ações educativas de trânsito para os alunos neste primeiro semestre
Despertar uma nova geração de multiplicadores de boas ações no trânsito: esse é o objetivo do projeto Agente Mirim, realizado ao longo deste primeiro semestre com os alunos do 4ª ano das escolas municipais de Jacareí.
A iniciativa da Secretaria de Mobilidade Urbana por meio da Unidade de Educação para o Trânsito e em parceria com a Secretaria de Educação, começou em 2018 e é regulamentada pela Portaria 3052/2019. Neste ano, foram contempladas mais de 700 crianças entre nove e dez anos das unidades municipais de ensino de cada região da cidade.
Nas cerimônias de formatura realizadas nesta semana nas EMEF. Barão de Jacareí, EMEF. Joaquim Passos, EMEF. Conceição Magalhães, EMEF. Maria Luiza Vasques e EMEF. Ricardina, os alunos receberam os certificados de participação do projeto e as carteirinhas simbólicas de habilitação.
Emily Braga, estudante do 4º ano da EMEF. Conceição Magalhães, do Jardim Paraíso, compartilhou o contentamento em se formar uma agente mirim. “Achei muito divertido aprender como funciona o trânsito, como devemos fazer para andar na rua com segurança e proteger as pessoas ao nosso redor”. A colega de classe, Yasmin Nogueira, disse que além de gostar das aulas, agora pode passar os ensinamentos em casa. “Contei tudo o que aprendi para minha mãe e ela ficou feliz por eu ter aprendido. Gostei tanto do projeto, que faria tudo de novo”, diz a menina de nove anos.
A ação educacional de trânsito na infância vai além da diversão. O assunto é algo que, se ensinado desde criança, pode criar a conscientização sobre segurança e respeito na formação das crianças.
“A principal causa de morte de crianças entre 0 a 14 anos são os acidentes de trânsito, gerados em sua grande maioria pela imprudência de adultos. Para que tenhamos adultos melhores no futuro do nosso trânsito, temos trabalhado forte na formação das nossas crianças“, ressalta Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.
O projeto Agente Mirim, alicerçado na filosofia de ensino construtivista, inspirada na obra de Jean Piaget, consistiu em ações dentro e fora das salas de aula, onde alunos e professores foram orientados pelos agentes de trânsito acerca de como devem proceder no trânsito para que ele seja mais seguro e bom para todos.
Jean José Almeida Araújo, supervisor de Unidade de Educação para o Trânsito, reforça a importância da iniciativa. “Os alunos se mostraram abertos e receptivos aos ensinamos. É transformador observar que a partir de agora, eles estão compartilhando o que aprenderam sobre trânsito. Mais uma vez, o projeto Agente Mirim deixa um legado positivo para essa nova geração de multiplicadores de boas ações”, conclui.