Janeiro Branco! Prefeitura de Jacareí apoia o mês de conscientização sobre Saúde Mental

Escutar áudio do texto

Mês também destaca a importância da saúde mental das pessoas trans e travestis

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo o ‘Janeiro Branco’, campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. O tema deste ano é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre”.

Neste mês, também se destaca a importância do cuidado da saúde mental das pessoas trans e travestis, pois é comemorado como o mês da Visibilidade Trans. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), os dados apontam altos índices de ansiedade, atentados contra a própria vida e distúrbios do sono, agravados pela discriminação e exclusão social.

O Janeiro Branco busca fortalecer a cultura do cuidado emocional, o acolhimento, respeito e inclusão, incentivando o bem-estar da população com a prevenção de doenças como ansiedade, depressão e pânico, causadas por diversos fatores.

Ao longo do mês, estão sendo realizadas ações e atividades nas unidades de saúde e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), com o objetivo de desmistificar o tema e oferecer informações e apoio para a comunidade, como palestras em salas de espera, rodas de conversa, grupos terapêuticos, atividade física ao ar livre, dentre outras.

Atendimento Psicossocial

Em Jacareí, as portas de entrada para qualquer pessoa que precise de atendimento psicossocial são as Unidades de Saúde e também os CAPS. A Casa do Abraço/SAE/CTA também é referência ao público LGBTQIAPN+. Cada caso é analisado separadamente e, de acordo com a necessidade, o paciente é encaminhado para tratamento na própria unidade de saúde ou em um dos CAPS.

Rede de Apoio

No CAPS, o paciente conta com uma rede de profissionais do SUS, que acompanha o tratamento da saúde mental, composta por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros. O tratamento envolve toda a equipe da unidade, respeitando as singularidades de cada paciente.