Dengue: Prefeitura de Jacareí inicia a primeira avaliação de densidade larvária de 2025

Escutar áudio do texto

Por meio dessa avaliação, é possível identificar as áreas com maior índice de proliferação do mosquito transmissor da doença

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à primeira ADL (Avaliação de Densidade Larvária) do ano, no dia 2 de janeiro, em todas as regiões da cidade. A ADL é uma amostragem que aponta o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, e dá parâmetros de avaliação, como o índice de Breteau, por áreas e o panorama geral do município.

Durante a visita aos domicílios, os Agentes de Combate às Endemias examinam cuidadosamente os recipientes com potencial de se tornarem criadouros para o mosquito e os que já estão com água, realizando a coleta de amostras de larvas e pupas para análise. A ação é realizada a cada três meses.

Por meio do resultado dessa avaliação, é possível identificar as áreas com maior índice de proliferação do mosquito transmissor, possibilitando o planejamento efetivo das ações de combate à Dengue e outras arboviroses.

Para o Diretor de Vigilância em Saúde, Daniel Freitas, “também é muito importante a participação ativa da população com atitudes simples, como permitir a entrada dos agentes e, principalmente, não deixar água parada em sua casa, pois com o verão, os dias quentes e chuvosos são propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti”.

Dados da Dengue

Em 2024, Jacareí registrou 33.212 casos positivos de dengue, sendo 720 casos importados de outros municípios.

Durante todo o ano, foram realizadas mais de 364.600 visitas domiciliares pelos agentes. Deste número, mais de 102 mil imóveis estavam fechados ou não receberam os Agentes de Saúde. Já a Operação Cata-Treco recolheu mais de duas toneladas de materiais inservíveis.