A Prefeitura de Jacareí, por meio do Comitê Cidade Saudável, em conjunto com a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), realiza o 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte: Experiências Brasileiras, Portuguesas e Espanholas – O que elas têm em comum. Além integrantes brasileiros, a atividade contará com representantes de Portugal e da Espanha.
O evento acontece na quinta-feira (28), será online e aberto ao público, transmitido pela página da Univap no YouTube, e contará com palestrantes do Brasil, Portugal e Espanha. O link para inscrição pode ser acessado clicando aqui.
A Prefeitura de Jacareí contará com três representantes, Sanmya Tajra, Coordenadora Técnica do Programa Jacareí Cidade Saudável, e Márcia Rosa, Assessora na Secretaria de Saúde e a Lidiene Mota, Supervisora da Secretaria de Saúde. Elas participarão levando as experiências do programa empreendido pela Prefeitura, que tem o objetivo de favorecer a qualidade de vida e o bem-estar da população, por meio de ações intersetoriais em prol do envelhecimento saúde.
O Seminário busca alcançar os seguintes resultados:
- Promover a troca de experiências entre os países e cidades que atuam com políticas públicas em prol do envelhecimento saudável;
- Estimular o crescimento do Programa Cidades Amigas das Pessoas Idosas, conforme as diretrizes da Organização Mundial de Saúde;
- Propor a constituição de uma Rede de Cidades Amigas das Pessoas Idosas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba;
- Refletir sobre diferentes formas de acompanhamento e monitoramento das ações das políticas em prol do envelhecimento saudável.
Segundo Sanmya Tajra, “o evento terá fundamental importância para discutir uma pauta que será presente ao longo de todo o século XXI: a transição demográfica decorrente do envelhecimento populacional e da baixa fecundidade, tornando-se necessário sensibilizar e mobilizar os diversos atores da sociedade para que possam atuar de forma integrada em prol do envelhecimento saudável, ativo e bem-sucedido”.
Sanmya destaca ainda que “Jacareí é a única cidade do Vale do Paraíba pertencente à Rede Global de Cidades Amigas das Pessoas Idosas e gostaria de ter os municípios da região como parceiros”.
Vale reforçar que de acordo com o censo de 2022, a população idosa no Brasil atingiu 15,8% da população e o Vale do Paraíba tem 16,90% da população com 60 ou mais anos. No Vale do Paraíba a cada 6 moradores, um pertence ao grupo 60+. É necessário que a discussão seja regional, de forma que as cidades possam pensar em soluções conjuntas.