Câncer de Mama: Secretaria de Saúde de Jacareí alerta sobre riscos e cuidados para evitar a doença

Escutar áudio do texto

O câncer de mama é considerado o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, porém a detecção precoce é fundamental para a implementação do tratamento.  A não detecção em tempo hábil, pode levar a cirurgias invasivas e até a morte. 

Segundo a Secretaria de Saúde de Jacareí, de 2013 a 2023, ocorreram 213 casos de óbitos em mulheres por Neoplasia Maligna da Mama na cidade. Não há uma causa específica para o aparecimento do câncer de mama, mas existem alguns fatores que precisam de atenção especial:

  • Sobrepeso e obesidade
  • Não ter tido filhos
  • Primeira gravidez após 30 anos
  • Uso de contraceptivos orais por longa data
  • Reposição hormonal após a menopausa, por período superior a cinco anos
  • Histórico familiar

Os casos são mais frequentes a partir dos 50 anos de idade e, por isso, o Ministério da Saúde orienta que todas as mulheres de 50 a 69 anos realizem o exame de mamografia anualmente. Este exame é capaz de detectar de forma precoce os nódulos ou outros sinais clínicos de câncer. O exame pode ser solicitado por um médico ou enfermeiro.

No ano de 2023, em Jacareí, foram solicitados 12.523 exames de mamografia para o rastreamento do câncer de mama. E, em 2024, de janeiro a 9 de outubro, foram solicitadas 9.190 mamografias.  No entanto, é necessário alcançar mais mulheres para a realização deste exame, pois a população feminina em Jacareí na faixa etária de 50 a 69 anos é de pouco mais de 27 mil mulheres.

Sintomas

Os sinais que podem sugerir um câncer de mama são facilmente percebidos pela mulher ao realizar o autoexame das mamas, tais como a presença de nódulos (caroço) nas mamas ou região das axilas, saída de líquido do mamilo e alterações da pele da mama (vermelhidão ou aspecto de “casca de laranja”). Para qualquer uma destas anormalidades é preciso procurar um profissional de saúde, médico ou enfermeiro, que darão a melhor condução para cada caso.

É possível prevenir o câncer de mama com hábitos saudáveis de vida, como alimentação adequada, manutenção do peso ideal, prática de exercícios físicos, e abolir o uso do cigarro e bebidas alcoólicas.

Legenda: Ministério da Saúde orienta que todas as mulheres de 50 a 69 anos realizem o exame de mamografia anualmente