Jacareí é a primeira cidade brasileira que ingressou diretamente no Movimento de Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis (MCCS) das Américas, que constitui uma plataforma regional de governos locais composta por cidades, municípios, comunidades e associações de vários países da América, conforme as diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

O ingresso se deu por meio do Programa Cidade Saudável, que teve início em janeiro de 2021, implementado pela Administração Municipal. Em maio do mesmo ano, foi constituído o Comitê Cidade Saudável Jacareí, compondo uma estrutura intersetorial de governança, com o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas dos principais programas que o município realiza em prol da qualidade de vida e do bem-estar da população. Em 2022, esse Programa foi instituído formalmente (decreto Nº 405, de 10 de março).

Ao participar do movimento, Jacareí amplia suas possibilidades de conexões com outras cidades e países das Américas, sendo convidada, continuamente a participar de eventos internacionais, posicionando o município em possibilidades de dialogar com experiências exitosas de diferentes localidades, favorecendo a melhoria da oferta de iniciativas que promovem a qualidade de vida e bem-estar da população. Vale dizer, que desde 2022, Jacareí também aderiu à Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, situada na região de Campinas, e que é uma das redes nacionais que fazem parte do MCCS.

Esse movimento é liderado por prefeitos e se constitui como uma rede abrangente e integradora na qual têm lugar as diferentes iniciativas de saúde que são implementadas sinergicamente em nível local. Esta plataforma oferece uma grande oportunidade para construir alianças e parcerias estratégicas com outros atores comprometidos com a saúde e o bem-estar.

Um Município Saudável está empenhado em melhorar a saúde, o bem-estar e a equidade através da implementação de políticas públicas saudáveis, intersetoriais e participativas.

Para conhecer as iniciativas de Jacareí, acesse o site https://www.jacarei.sp.gov.br/cidade-saudavel-jacarei/

Para conhecer as iniciativas dos países das Américas, acesse o site https://www.paho.org/es/movimiento-municipios-ciudades-comunidades-saludables

Legenda: Jacareí ingressa no Movimento de Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis das Américas