Exposição inspirada em Matisse e desenvolvimento sustentável é atração em Jacareí

A exposição “Arte e… Proposições: ODS e Matisse”, produzida a partir de trabalhos de professores de Arte da Rede Municipal de Jacareí pode ser vista até o dia 4 de agosto, das 8h às 21h, no espaço Tomie Ohtake, localizado no Complexo Educacional Paulo Freire, em Jacareí. A entrada é gratuita.

A mostra é resultado de estudos e pesquisas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o pintor Henri Matisse e a sua série Jazz, realizados pelo grupo de professores de Arte da rede municipal de educação e transformados em uma série de obras que compõem a exposição. Os trabalhos foram produzidos a partir de recortes e colagens sobre papel color set.

Os ODS são um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela ONU em 2015, com o intuito de erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030.

De acordo com o supervisor de Arte da Secretaria de Educação, Beto Fonseca, o processo de produção sobre os ODS envolveu o estudo dessas metas e seus 169 objetivos específicos, que abrangem áreas como saúde, educação, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa, crescimento econômico, entre outros. “Cada professor criou a sua obra a partir de sua leitura sobre determinada ODS, que, juntamente com o estudo sobre a série jazz, de Matisse compôs a sua obra. E, o conjunto dessas obras fazem parte da exposição”, explica.

A secretária de Educação, Maria Thereza Cyrino, ressalta que “a exposição, além de ser um estímulo e valorização dos professores, revela a atenção que a rede municipal de ensino dedica ao tema ODS, com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida da comunidade escolar e também da população”

Henri Matisse e a Série “Jazz”

A série “Jazz”, criada em 1947, é uma coleção de impressões coloridas, produzidas a partir de recortes de papel, e que representam um ponto alto da carreira de Henri Matisse (1869-1954). Matisse usou uma técnica de “desenho com tesoura”, onde recortava formas coloridas em papel pintado à guache, criando composições dinâmicas e vibrantes.

Espaço Tomie Ohtake – Complexo Educacional Paulo Freire

Endereço: Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595 – Telefone: 3955-9509.

Legenda: Exposição “Arte e… Proposições: ODS e Matisse”