Programa Legado é referência para trabalhadores que desejam se aposentar, em Jacareí

A aposentadoria é um momento muito esperado pelas pessoas, depois de anos dedicados ao trabalho. E se preparar para desfrutar esse benefício com qualidade de vida é um passo muito importante para o futuro do aposentado.

Em Jacareí, o IPMJ (Instituto de Previdência do Munícipio de Jacareí) e a Secretaria de Administração e Recursos Humanos criaram o Programa Legado, que visa auxiliar o servidor público para se planejar para a aposentadoria.

“Nossa proposta é abordar temas relevantes da aposentadoria, a fim de promover uma melhor organização pessoal e familiar, bem como prevenir as diversas dificuldades que a aposentadoria não planejada pode trazer para esta nova etapa da vida” comenta a presidente do IPMJ, Rossana Vasques.

Na quarta-feira (26), o programa formou sua sétima turma desde a criação, em 2021. O fiscal sanitário, Roberto Tarrasco, 70 anos, foi um dos 30 servidores que participaram do curso. “Gostei de todas as fases do curso. A minha participação neste programa foi importante para esclarecer algumas dúvidas que eu tinha, para me organizar para minha aposentadoria. A minha intenção é aguardar mais um ano para aposentar”.

A psicóloga Sandra Aparecida de Amorim Coelho, uma das palestrantes do Programa Legado, destaca a importância da iniciativa tanto para a empresa quanto para o trabalhador. “É importante que esse preparo seja feito enquanto o trabalhador está na ativa, para que ele se organize para aposentadoria, porque se não for bem planejada, pode acarretar danos, inclusive, à saúde emocional da pessoa”, pontua.

A psicóloga reforça ainda que o programa oferece a possibilidade do servidor se organizar nesse momento de transição. “É uma oportunidade para o funcionário olhar para as modificações que essa decisão vai provocar nas várias áreas da vida, inclusive a financeira”.

Educação financeira

Uma das preocupações dos trabalhadores é em relação à vida financeira após a aposentadoria, já que deixam de receber por horas extras trabalhadas e benefícios como vale-refeição e alimentação, por exemplo. Para ajudar os servidores nesse quesito, o ‘Legado’ inclui em sua grade de atividades, o tema Educação Financeira, sob a coordenação do diretor de Finanças da Prefeitura e professor universitário, Reynaldo Prianti.

Ele explica que a proposta é apresentar uma aposentadoria consciente, auxiliando os funcionários próximos da aposentadoria a focarem em educação financeira. “No curso, reconhecem-se as limitações financeiras futuras devido à ausência de benefícios e gratificações. Preparar-se é essencial para garantir uma aposentadoria tranquila e financeiramente segura” completa.

Inscrições

O servidor municipal que tem menos de três anos para se aposentar já pode fazer parte da próxima turma do Programa Legado. As inscrições são feitas pelo e-mail da Escola de Gestão Pública: [email protected]. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o IPMJ nos seguintes canais: e-mail: [email protected]; WhatsApp (12) 99138-8719 ou telefone: 3954-3060.

Legenda: Servidores participam do programa Legado