Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos realiza formação para professores municipais

Na última terça-feira (11), a Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos realizou uma formação para os professores da EMEF Prof.ª Maria Luiza de Souza Pinto Vasques, no bairro Rio Comprido. Essa ação faz parte de um ciclo de formações, em parceria com a Secretaria de Educação, com o objetivo de implementar o estudo da cultura e história africana, afro-brasileira indígena nas escolas.

A iniciativa visa atender as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, “uma conquista fundamental para reparação histórica aos povos que construíram o Brasil, e que devem ter sua cultura e história valorizadas na escola”, afirmou a subsecretária Girlaine Dias.

A formação teve como objetivo apresentar a vida e obra da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, no intuito de inspirar os educadores sobre a importância dos estudantes conhecerem a história de vida da escritora, seu amor pelos livros e pela escrita.

Carolina é a primeira mulher negra escritora que, através de seu olhar de migrante, mãe e moradora da primeira grande favela de São Paulo, a Canindé, na década de 1950, teve seus diários manuscritos publicados, sendo o livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favela”, a publicação que alçou a escritora internacionalmente, chegando ao patamar de leitura obrigatória nos vestibulares brasileiros, com seus livros sendo reeditados até a atualidade.

Carolina Maria de Jesus, por sua representatividade, dará o título ao Parque Linear que será entregue aos moradores do bairro Rio Comprido, que entre os demais espaços de lazer, terá uma biblioteca em sua homenagem.

Três mil livros

Em 2023, a Secretaria de Educação, em parceria com a Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, entregou uma coleção de mais três mil livros paradidáticos e de literatura infantil sobre a História Africana, dos Afrodescendentes, da cultura Afro-Brasileira e Indígena, para as escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

Os livros trazem biografias de personalidades negras, dentre elas, as escritoras brasileiras Conceição Evaristo, Maria Firmina dos Reis, Sueli Carneiro e também Carolina Maria de Jesus, com leitura adequada a formação das crianças e disponíveis em todas as salas de leitura das escolas.

Legenda: Formação para professores na EMEF Prof.ª Maria Luiza de Souza Pinto Vasques, no bairro Rio Comprido