Disponível on-line, material traz dicas, níveis de dificuldade, informações técnicas e curiosidades encontradas ao percorrer os caminhos

A Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí (SMAZU), por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) realizou no domingo (9), no Viveiro Municipal de Jacareí, o evento de lançamento do “Guia das Trilhas Interpretativas Ambientais do Viveiro Municipal ‘Seo Moura’”. O material, que está disponível clicando aqui, reúne o detalhamento de quatro trilhas, incluindo nível de dificuldade, distância a percorrer, mapa indicativo do início e fim do trajeto e diversas curiosidades encontradas no passeio.

“O Guia é mais um instrumento que a educação ambiental de Jacareí passa a oferecer para divulgar a biodiversidade tão valiosa desse espaço maravilhoso, que é o nosso Viveiro Municipal. É fácil de usar, acessível, e completo, oferecendo uma experiência única aos frequentadores”, explica Carolina Xavier, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí.

Desenvolvido pelo Instituto Suinã, que realiza ações socioambientais por meio da educação, o “Guia das Trilhas Interpretativas Ambientais do Viveiro Municipal ‘Seo Moura’” contém 56 páginas e permite ao público identificar, nos trajetos, vários exemplares de árvores importantes, com diferentes tamanhos, que são fonte de abrigo para muitas espécies e contribuem para a melhoria do microclima local, além de conhecer áreas como o mirante, córrego, espaços de contemplação, descanso, pomar, nascente, entre outros encantos naturais presentes no Viveiro.

“Aproveitamos a Semana do Meio Ambiente para lançar o Guia das Trilhas Interpretativas.  É nesse período que também acreditamos que os olhares estão mais voltados para a causa ambiental e as diversas ações que realizamos ao longo de todo ano, trabalhando com a sensibilização e conscientização”, encerra Carolina Xavier.

Viver o Viveiro

Embora exista a trilha autoguiada, as demais trilhas só são possíveis acessar na companhia de um monitor. Neste sentido, o melhor dia para aproveitar o passeio é durante o “Viver o Viveiro”, que acontece todo domingo, gratuitamente, a partir das 9h. O detalhamento da programação é divulgado semanalmente na página da Prefeitura de Jacareí e por meio do Instagram do Núcleo de Educação Ambiental. Durante a semana, é possível percorrer as trilhas em grupos a partir de 10 pessoas, por meio de agendamento pelo telefone (12) 3953-6822.

O ‘Viveiro Municipal Seo Moura’, fica na Estrada Theófilo Teodoro Resende, 39, no bairro Campo Grande.

Legenda: Núcleo de Educação Ambiental de Jacareí divulga Guia com as trilhas ambientais do Viveiro Municipal