Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde

Escutar áudio do texto
Serviços Oferecidos Atendimentos realizados pelas Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde – eMulti; Link: https://www.jacarei.sp.gov.br/a-prefeitura/secretarias/secretaria-de-saude/
Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço As demandas chegam à equipe multiprofissional via solicitações ou encaminhamentos realizados pelos profissionais da rede, em especial das Unidades Básicas de Saúde e Unidades Municipais de Saúde da Família; através de reuniões intra e intersetoriais de discussões de casos; em demandas identificadas pela própria equipe multiprofissional em ações realizadas nos territórios ou demais espaços (por exemplo, em eventos como o Programa Saúde Nota 10, Programa Saúde na Escola, Programa Viva Leite, dentre outros). Ou seja, as eMultis não são acessados como porta de entrada dos cuidados em saúde, e o usuário deverá estar referenciado pela equipe do território onde reside. Considera-se como informações essenciais: a demanda identificada do usuário, família ou comunidade, pela equipe de referência; identificação dos profissionais e serviços envolvidos no cuidado; potencialidades e fragilidades identificadas no usuário e na rede de apoio; levantamento de ofertas de cuidados (intra e intersetorial) já realizadas; propostas de intervenções.
Etapas para processamento do serviço 1 – A partir de demandas identificadas pelos profissionais que acompanham o caso, a equipe multiprofissional identifica a ferramenta que utilizará para qualificar a assistência (se na linha técnico-assistencial, ou se em ações técnico-pedagógicos), bem como quem são os profissionais-chave para monitorar as pactuações; 2 – Planejamento do atendimento ou ação junto à equipe de saúde de referência do caso; 3 – Acionamento da rede de apoio, quando necessário; 4 – Agendamento de avaliação ou de ação junto às equipes de referência e demais serviços da rede de apoio; 5 – Agendamento de retornos ou realização de monitoramento de resultados junto aos demais profissionais de referência.
Prazo máximo para a prestação do serviço A depender das pactuações realizadas com as Unidade de Saúde apoiadas pela equipe multiprofissional
Forma de prestação de serviço Conforme Portaria Ministerial, as equipes multiprofissionais apoiam até doze equipes de Saúde da Família ou da Atenção Primária, dividindo a carga horária dos profissionais entre diferentes Unidades e prestando ações  técnico-assistenciais ao usuário, família ou comunidade (atendimentos individuais, atendimentos compartilhados com outros profissionais, atendimentos coletivos, grupos, ações de Educação em Saúde); ou ações técnico-pedagógicos (educação permanente, reuniões de discussão de casos, Projeto Terapêutico Singular, Articulação em Rede, participação em ações de cogestão).
Locais e formas para o usuário se manifestar sobre a prestação do serviço Unidade de Saúde (UBS ou UMSF) de sua referência; diretamente com o profissional da eMulti prestador dos serviços; Ouvidoria da Saúde; espaços de garantia de participação social (Conselhos Gestores de Unidades, COMUS, ações territoriais etc); protocolando manifestação via Atende Bem.
Prioridades de atendimento De acordo com as legislações vigentes de garantias de direitos, os atendimentos são prioritários para idosos, crianças e adolescentes, gestantes e puérperas; recém-nascidos com dificuldades na amamentação; condições agudas que necessitam de intervenção terapêutica imediata (para serem encaminhados em tempo hábil ao serviço especializado de referência); pessoas com necessidade de prescrição de dieta enteral; situações de violências ou violações de direitos; ou de acordo com estratificação de risco estabelecido por cada categoria profissional.
Previsão de tempo de espera para atendimento A depender da classificação de risco
Mecanismos de comunicação com o usuário Via profissionais das equipes de referência do usuário; respostas à Ouvidoria ou demais canais de participação social; durante a realização de acolhimento, atendimentos ou demais ações possíveis.
Procedimentos pra receber e responder as manifestações A partir das manifestações realizadas nos locais mencionados, o profissional da eMulti poderá receber presencialmente ou via e-mail; a resposta também poderá ser realizada por esses canais de comunicação, ou ainda via Memorando para a Diretoria de Atenção Básica.
Mecanismos para o usuário consultar o andamento do serviço Via comunicação com a equipe do seu território (UBS/UMSF ou eMulti); espaços de participação social (Conselhos Gestores de Unidades, COMUS, ações territoriais etc);  Ouvidoria da Saúde; protocolando solicitação de esclarecimentos no Atende Bem.