Consultório na rua

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Serviços Oferecidos Atendimentos e ações voltadas à ampliação e qualificação de ofertas de cuidados às pessoas em situação de rua, visando promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamentos, reabilitação, redução de danos, monitoramentos, considerando as especificidades das vulnerabilidades na qual se encontram (extrema pobreza, moradia irregular, uso de substâncias psicoativas, exposição a demais fatores de riscos sociais e agravantes à saúde). Atuação junto com a rede de apoio intra e intersetorial, sendo equipe de referência e trabalhando na lógica do Apoio Matricial (ações técnico-assistenciais e ações técnico-pedagógicas).
Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço Trata-se de serviço itinerante, no qual a equipe realiza buscas de usuários utilizando veículo próprio para o serviço; outros serviços da Rede também podem solicitar avaliação da equipe de Consultório na Rua; munícipes podem realizar contato diretamente com o celular institucional.
Etapas para processamento do serviço 1. Usuário é abordado na rua ou nos locais onde a avaliação da equipe foi solicitada;  2. Realizado acolhimento, escuta qualificada das demandas identificadas pelo usuário e equipe do Consultório na Rua avalia, classificando riscos para intervenção; 3. Equipe multiprofissional acessa e articula com os serviços de saúde ou de assistência social necessários para atender demandas dos usuários (Agendamento de consulta médica, dentista, exames laboratoriais, exames de imagem, CAPS AD, CAPS III, Ambulatório de Infectologia, UPA Dr.Thelmo e outros); 4. A depender da complexidade do caso, são realizadas reuniões entre os serviços para discussão de caso, Projeto Terapêutico Singular, Educação Permanente); 5. a partir de dados de monitoramento e Vigilância em Saúde, é possível identificar temas a serem trabalhados em Educação em Saúde à população (em situação de rua, ou não), propostas de atendimentos coletivos, capacitações.
Prazo máximo para a prestação do serviço A depender da classificação de risco da demanda e das ações programas na agenda.
Forma de prestação de serviço Abordagem do usuário em situação de rua in loco, para cadastro e avaliação das condições de saúde; orientações, entrega de kits de redução de danos (itens de higiene, insumos alimentícios, preservativos); consulta e acompanhamento médico; encaminhamentos e acompanhamentos em consulta e exames; atuação em Campanhas de Saúde; realização de Sinais Vitais (aferição de pressão arterial, teste de glicemia); Testes Rápidos Sorológicos; Teste rápido de gravidez; administração de medicamentos; orientações sobre Redução de Danos; articulação com a rede de atendimento à população em situação de rua; atendimentos domiciliares para garantir a continuidade do cuidado até que seja formado vínculo com a Unidade de Saúde de referência do local de residência.
Locais e formas para o usuário se manifestar sobre a prestação do serviço Através do celular institucional (12) 99202-6294; via e-mail [email protected]; durante atuação da equipe nas ruas; durante visitas domiciliares; Ouvidoria da Saúde; espaços de garantias de participação popular (Conselhos Gestores, COMUS)
Prioridades de atendimento Considerando as legislações vigentes, prioriza-se o atendimento a idosos, crianças e adolescentes, gestantes. Também é dada maior prioridade aos usuários com doenças infecto contagiosas sem adesão ao tratamento; usuários que realizam algum tratamento com medicação administrada em determinada data; usuários com condições de saúde específicas.
Previsão de tempo de espera para atendimento Após solicitação, a equipe avalia e agenda de acordo com as prioridades.
Mecanismos de comunicação com o usuário Equipe é itinerante, portanto o usuário pode solicitar parada do veículo ao avistar; demais equipes que atuam nas ruas também solicitam o apoio do Consultório na Rua quando há manifestação de necessidade.
Procedimentos pra receber e responder as manifestações Através do celular institucional (12) 99202-6294; via e-mail [email protected]; durante atuação da equipe nas ruas, Centro Pop e Casa de Passagem; durante visitas domiciliares; Ouvidoria da Saúde; espaços de garantias de participação popular (Conselhos Gestores, COMUS).
Mecanismos para o usuário consultar o andamento do serviço Através do celular institucional (12) 99202-6294; durante atuação da equipe nas ruas, Centro Pop e Casa de Passagem; durante visitas domiciliares; Ouvidoria da Saúde; espaços de garantias de participação popular (Conselhos Gestores, COMUS).