Educação abre inscrições nas escolas municipais em Jacareí para a “Gincana Cientific@ndo ODS 2024”

A Secretaria Municipal de Educação de Jacareí está com inscrições abertas para que todas as EMEFs e EMEIFs participem da “Gincana Cientific@ndo ODS 2024”. A Gincana ocorre desde 2022 e é o projeto que une as escolas municipais com as atividades realizadas durante o ano letivo.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, “a Gincana Cientific@ndo ODS 2024 consagra todo o aprendizado em Rede, desde o primeiro projeto Valores, realizado em 2017”. O evento foi lançado na abertura da Semana RecTec, no dia 25 de março deste ano, e terá 5 etapas:

1ª – Desafiando Competências – até 3/06 – As crianças poderão fazer um vídeo falando sobre o tema “Água”, e fomentando a disseminação de conteúdo pedagógico e sustentável nas redes sociais

2ª – Cartografia – 21/05 a 05/07, etapa em que as crianças farão o mapa da cartografia hidrográfica de suas escolas, proporcionando maior conhecimento do território a sua volta.

3ª – Arrecadação de Tampinhas – 29/07 a 20/09, revalidando a importância da participação em ações sociais, doando a arrecadação para as ONGs de cuidados aos animais da cidade.

4ª – Gincana Esportiva – outubro, quando serão realizadas atividades esportivas com um grupo de alunos de cada escola, para estimular a prática física e esportiva.

• Cada umas das 4 etapas valerão 100 pontos, distribuídos da seguinte forma:
  • Participação – 50 pontos
  • Ranking de 1° a 5° – dividirão os demais 50 pontos (ex: 1° lugar – 50 pontos, 2° lugar – 40 pontos, e assim por diante)
  • Após as 4 fases, as escolas serão ranqueadas. e as 5 que obtiverem maior pontuação, participarão da grande final que será a Gincana do Conhecimento, no dia 4/11, no Teatro Municipal Ariano Suassuna.

O projeto é organizado por uma comissão, indicada pela Secretaria de Educação e divulgará a cada etapa o regulamento próprio.

Objetivo principal

A Gincana Cientific@ndo ODS envolverá toda a comunidade educacional. O objetivo principal da iniciativa é promover a integração, o espírito de equipe e a diversão, envolvendo habilidades e capacidade de liderança, noções de valores e respeito, cooperação, companheirismo, organização e socialização, qualidades que são imprescindíveis para a formação pessoal e integral de todos os envolvidos. Todas as informações estão disponíveis no portal https://educajacarei.com.br/gincana-2024/.

Legenda: Abertura da Semana RecTec, em março deste ano