Prefeitura de Jacareí recebe prêmio por projeto que regula o tráfego de caminhões no município

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, recebeu nesta terça-feira (14), o prêmio “InovaCidade”, promovido pelo Instituto Smart City Business América, em São Paulo. A condecoração foi oferecida pela realização do projeto “Rota de Cargas Pesadas”, que organizou e controlou o tráfego de caminhões dentro da cidade, diminuindo de 7.500 para 3.200 caminhões por dia.

Desde a implantação, em 2017, o número de óbitos por acidentes com caminhões nas vias municipais baixou de seis por ano para zero. A ação combateu, também, a fuga de pedágio por dentro do município, o que gerava o desgaste mais rápido do asfalto das vias centrais e acidentes.

O projeto funciona por meio do controle de tráfego por câmeras de fiscalização e autorização emitida por meio do Sistema Observa, desenvolvido pela própria Secretaria de Mobilidade Urbana, que atualmente conta com mais de 10 mil caminhões inscritos.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, “o sistema é reconhecido como um dos melhores do Brasil, tendo sido replicado em mais 7 cidades. A Secretaria de Mobilidade Urbana recebe constantemente a visita de outras cidades para conhecer o sistema e replicar em seus municípios, pois, da forma que foi construído consegue equilibrar o regular abastecimento das cidades e o adequado trânsito das cargas garantindo sempre a segurança viária dos centros urbanos”.