Jacareí recebe show científico para arrecadar produtos de higiene para o Rio Grande do Sul

O cientista Will Namem fará um “Quark Show – Show Científico” em Jacareí, na próxima sexta-feira (17), no Teatro Municipal Ariano Suassuna, a partir das 19 horas, para arrecadar produtos de higiene para o Rio Grande do Sul. O público presente poderá se divertir com o evento, que é interativo, trabalha conceitos científicos e estimula a entender como cuidar do planeta, gerando uma verdadeira evolução de pensamentos, com muito entretenimento, de acordo com as mais modernas tendências internacionais. A entrada será gratuita. Para doar o produto, é necessário trocar o ingresso, na bilheteria do teatro, a partir das 18h.
Os convidados começam a jornada conhecendo o incrível “Gerador Van de Graaff”. Quando o participante entra em contato com a esfera metálica do equipamento, o corpo humano fica eletrizado, e a força elétrica gera o conhecido efeito de “arrepiar os cabelos”. O gerador também é utilizado para fazer objetos se moverem e voarem pelo palco, em divertidas demonstrações de eletrostática.

Em seguida, o público é exposto à mecânica, em um desafio, em que os voluntários testam a coordenação motora, para não deixar copos em rotação caírem. O show continua explorando a bobina de Tesla, em uma incursão ao eletromagnetismo, que explica o funcionamento de equipamentos cotidianos como o carregador de celular sem fio.

É possível fazer lâmpadas fluorescentes emitirem luz sem estarem conectadas a fios, e lindos raios de plasma são visualizados no interior de uma esfera de vidro. Explora-se também o nitrogênio líquido e suas intrigantes propriedades, como por exemplo, murchar bexigas com temperaturas em torno de duzentos graus negativos. A comunidade vai aprender ciência de forma divertida, permitindo e o combate às fake news, e o respeito às orientações sobre a proteção ao Meio Ambiente, com um olhar para as mudanças climáticas.

Will Namem é físico, pesquisador formado pela USP e apresentador de TV, e tem como propósito, ensinar e comunicar a ciência de forma descomplicada e descontraída. O cientista Will Namem, é responsável também pela empresa Sol Práticas Educacionais, que promove o projeto de experiência sensorial “Cápsula do Saber” em ações da Secretaria Municipal de Educação.

Legenda: Will Namem é cientista, físico e apresentador de TV