“A Arte Integrada no Contexto das Metodologias Contemporâneas” é tema da FIA – Feira Infantil de Arte/2023

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a cerimônia de abertura da ‘FIA – Feira Infantil de Arte/2023’, na última segunda-feira (09), às 18h30, no Complexo Educacional Paulo Freire. O tema da exposição deste ano é “A Arte Integrada no Contexto das Metodologias Contemporâneas”, com trabalhos artísticos desenvolvidos durante o ano pelas crianças da Educação Infantil – EMEIs, EMEIFs e Creches.

O período de visitação das obras vai até 10 de novembro, no horário das 8h às 21h. O evento busca despertar a criatividade e estimular o gosto e respeito pela cultura, proporcionando a troca de experiências e vivências pedagógicas no campo da Arte, e da socialização que desencadearam estes processos e produções.

Para a secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino, “a apresentação das práticas selecionadas trouxe a quebra de paradigmas na intencionalidade do brincar artístico, mobilizando o sensível das emoções. Comprovamos assim, a cada dia, que o céu não é o limite para a educação de qualidade, seguindo o ODS4 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) ”.

A FIA tem como proposta a aprendizagem em Arte, fundamentada nos estudos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Campos de Experiências), possibilitando ampliar as narrativas visuais em diferentes materialidades e suas potencialidades, explorando o universo infantil, tendo a criança como protagonista do pensar artístico.

As ações foram coordenadas e realizadas pela Supervisão da Educação Infantil e de Arte, pelos formadores do Centro de Formação, pelos professores coordenadores das escolas, pelos professores de salas de aula e pela participação indispensável das famílias, engajadas nesse processo.

Na edição deste ano, o tema tem como objetivo buscar romper com as barreiras entre as diferentes disciplinas e linguagens artísticas, promovendo a interação e o diálogo entre elas. Essa abordagem valoriza a diversidade e a pluralidade artística, promovendo a criação de experiências estéticas mais ricas e amplas, buscando formas de aumentar os limites dos campos de experiência, da criação artística e de conectar diferentes formas de expressão.

A FIA também tem o objetivo de validar o trabalho pedagógico do Ensino de Arte realizado na Rede Municipal e de proporcionar estudos, reflexões, novas pesquisas, trocas de experiências e vivências pedagógicas. Confira a galeria de fotos clicando aqui

Legenda: Abertura da FIA – Feira Infantil de Arte/2023